Edição impressaConfira a última edição impressa

Gripe e resfriado prejudica a rotina de trabalho da maioria dos brasileiros

3

Conheça os sintomas de cada uma das doenças e saiba como evitar 

Os problemas de saúde que mais impedem os brasileiros a comparecerem ao trabalho são a gripe e o resfriado, segundo dados do IBGE. Eles foram apontados em mais de 17% dos casos, seguidos de dores nas costas, problemas na nuca ou pescoço, além de dor nos braços e mãos.

Segundo Dr. Bento Ferreira de Carvalho Filho, clínico geral do Hospital San Paolo, centro hospitalar localizado da zona norte de São Paulo, gripe e resfriado são doenças diferentes e que requerem cuidados específicos. O quadro  da gripe, por exemplo, pode perdurar de 7 a 10 dias. “É uma infecção viral, que se caracteriza pelo surgimento de febre alta, cefaleia, dores no corpo, mal-estar, tosse seca, dor de garganta e coriza. Podem ocorrer também, complicações como sinusite bacteriana, otite média, pneumonia”, declara.

Já o resfriado comum tem  sintomas mais brandos caracteristicamente percebidos como congestão nasal, coriza clara e espirros, geralmente sem febre. “Resfriados, normalmente são causados por choques térmicos e podem ser combatidos com uma boa alimentação, hidratação e higiene nasal. A gripe pode ser prevenida por meio de vacina anual, disponibilizada em postos de saúde e em clínicas privadas, bem como durante as campanhas nacionais de vacinação”, afirma o médico.

Em relação às crianças, a vacinação pode ser aplicada a partir de seis meses de vida, pouco tempo antes do inverno, ajudando assim a prevenir doenças respiratórias. Mesmo nos casos de gripe e resfriados a automedicação deve ser evitada, segundo o médico. ”Levar em consideração apenas a opinião de pessoas próximas ou consultas na internet é um erro.”

Sintomas da Gripe:

  • Febre alta
  • Acompanhada de intensa dor no corpo e na cabeça
  • Tosse seca, espirros e dor de garganta.
  • Pode acarretar infecções bacterianas secundárias

Sintomas do Resfriado:

  • Vermelhidão nos olhos e coriza
  • Sem febre e normalmente dura de 48 a 72 horas
  • Sem infecção secundária como, por exemplo, dor de garganta.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.