Edição impressaConfira a última edição impressa

I Workshop de Policiamento Escolar é encerrado com sucesso

 A 17ª RPM encerrou na quinta-feira, 28 de fevereiro, o I Workshop de Patrulha Escolar, que foi promovido durante três dias na cidade de Pouso Alegre, com o objetivo de instruir educadores e capacitar Policiais Militares que vão trabalhar diretamente na Patrulha Escolar, a partir de segunda-feira, 04 de março.

 Jornada

 O workshop foi dividido em três momentos: no primeiro dia, foram realizadas palestras simultâneas em Pouso Alegre, Caxambu, Extrema, São Lourenço e Itajubá. Escolas públicas dos municípios recepcionaram Policiais Militares, professores, diretores de escolas, secretários municipais de saúde, superintendentes regionais de ensino e membros do Conselho Tutelar. Todos aprenderam mais sobre Estrutura familiar e Ambiente Escolar, Psicologia da Infância e Juventude, Estatuto da Criança e Adolescente, o Fenômeno Bulling e os tipos de violência escolar.

 Conhecimentos específicos

 Já na segunda fase, os vinte e quatro  policiais que vão atuar no Policiamento Escolar nos 5 municípios tiveram aulas que foram ministradas no Espaço Cultural da Escola Municipal Anita Faria do Amaral (CIEM Santa Luzia) em Pouso Alegre.

Foram abordados assuntos como Filosofia da Polícia Comunitária Aplicada ao ambiente escolar, Bullying, Prevenção às Drogas e Direitos Humanos e Trânsito Urbano.

No dia 27 de fevereiro, O Cap Emiliano Lages, subcomandante da 17ª Cia PM Ind Mat apresentou a palestra A Filosofia de Polícia Comunitária Aplicada no Trabalho em Rede de Ambiente Escolar. A Produção de Conhecimento sobre o meio escolar foi o tema da palestra da pedagoga Alice Kaoru Maekawa, diretora da Escola Municipal Anita Faria do Amaral. Já a Orientadora Educacional Ana Célia da Silva Paixão falou sobre Ocorrências em Ambiente Escolar.

Os policiais militares  Sgt Marilza Aparecida Santos e Sgt Sérgio Gonçalves do 20º BPM, instrutores do PROERD, apresentaram a palestra Prevenção às Drogas.

Os palestrantes mostraram que a aproximação com os problemas vivenciados pelas crianças traz considerável quantidade e qualidade de informações que podem subsidiar o emprego dos recursos humanos e logísticos no combate ao uso e tráfico de drogas e várias formas de violência.

 Pedagogos da Cidadania

 Já no dia 28, os participantes tiveram lições sobre como a doação pessoal à educação e à segurança de crianças e adolescentes pode ser de extrema importância na prevenção à violência nas escolas.

Direitos Humanos e a Escola foi o assunto tratado pelo Cap Paulo Roberto Barros, do 20º BPM. “Nós falamos sobre a educação dos Direitos Humanos para os policiais e da educação dos Direitos Humanos na Escola. Como é que isso pode ser trabalhado e como que os professores são com relação a servir de exemplo para aquelas crianças que estão passando ali É fundamental que o policial tenha coerência entre o que ele fala e o que ele faz, para que as pessoas acreditem nele e façam igual.”, destacou.

Leis e infrações de Trânsito Urbano foram apresentadas pelo Sgt Harley Soares Rangel, da 17ª Cia PM Ind MAT. “O objetivo foi capacitar os militares para tratar com o trânsito no serviço da Patrulha Escolar, principalmente para garantir a segurança das crianças na porta da escola.”

O Maj Eduardo Dantas Rosa, chefe da Seção de Planejamento de Operações e Instrução da 17ª RPM, falou sobre a Instrução 3.03.09/11, que normatiza a Execução de Patrulha Escolar “Quis relembrar os procedimentos operacionais já executados pela Polícia Militar, com o diferencial que eles vão atuar no ambiente escolar. “, disse o Major.

Para encerrar, o Cb Josué Olímpio Meireles Amaral, mentor do PROERD, levou aos alunos uma emocionante apresentação dos Programas Preventivos da Polícia Militar, como o PROERD e o JCC. Vídeos e relatos trouxeram à tona a responsabilidade dos policiais como cidadãos  na educação  e esclarecimentos de crianças e jovens. “A criança no ambiente escolar e na família, quer carinho, quer amor. Eles querem admirar a figura do policial. O policial pode ser um herói.”, afirmou.

Ao final, os participantes receberam abraços e tiraram fotos com os alunos da Escola Municipal Anita Faria do Amaral.

 

Entrega das Viaturas

No dia 04 de março, segunda-feira, à partir das 09h30, será realizada na Praça Senador José Bento, em Pouso Alegre, a solenidade de entrega das Patrulhas Escolares às Unidades da Polícia Militar. O evento será presidido pelo Cel Wagner Mutti Tavares, Comandante da 17ª Região de Polícia Militar.

Patrulha Escolar

A patrulha escolar tem como missão realizar o patrulhamento nas escolas municipais, estaduais e particulares, visita e contato com pais, professores, diretores, funcionários e alunos destes estabelecimentos, policiamento especial em eventos relacionados a atividade e dar apoio eventual nas ocorrências de destaque. 
O conceito de patrulhamento, no caso específico desta atividade, vai além da simples ronda aos estabelecimentos de ensino nos horários de entrada e saída de alunos. Consiste, basicamente, na visita periódica destes estabelecimentos, obedecendo a um cronograma próprio que visa a estruturar a rotina de trabalho de modo que cada escola situada em seu raio de atuação seja alvo deste atendimento semanalmente. Nestas visitas, o militar deve fazer um contato com a direção da escola, visando a transmitir uma sensação de segurança e proteção, estreitando os laços entre a polícia militar e a comunidadeescolar.
As viaturas foram adquiridas por meio de uma parceria da PMMG com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), tendo sido entregues 95 viaturas para o projeto Patrulha Escolar em todo Estado. “O Policial já é um educador por excelência.. Ele além de adotar as medidas de prevenção e repressão quando o fato ocorre, ele é educador até pelo exemplo que ele dá no dia a dia, tanto em sua vida privada como na vida profissional” Salienta o Cel Wagner Mutti Tavares, Comandante da 17ª Região de Polícia Militar.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.