Edição impressaConfira a última edição impressa

Maior laboratório farmacêutico público do país participa do 29º congresso de municípios em Minas Gerais

O Estado recebeu em 2011 mais de 9 milhões de unidades farmacêuticas.

A Fundação para o Remédio Popular “Chopin Tavares de Lima” – FURP, maior laboratório público de medicamentos do país e um dos maiores da América Latina participa entre 8 e 10 de maio, do 29º Congresso de Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O laboratório é vinculado a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e produz 79 tipos de medicamentos como antibióticos, antiretrovirais, anti-hipertensivos, dermatológicos, imunossupressor, diuréticos e medicamentos para transplantados e controle da Diabete. Também produz medicamentos para tratamento de transtornos mentais, Tuberculose e Hanseníase, entre outros, para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atuação em Minas Gerais

Um levantamento da Fundação mostra que entre janeiro e dezembro de 2011, Minas adquiriu mais de 9 milhões de unidades farmacêuticas.

Os produtos mais procurados pela população mineira são antibióticos (Amoxicilina), antiinflamatórios (Diclofenaco), analgésicos (Paracetamol), e os utilizados como antiparasitário intestinal (Mebendazol), controle de esquizofrenia (Haloperidol), entre outros.

A gerente geral de Divisão de Relacionamento com o Mercado da FURP, Viviana Nannini, comenta que esses encontros são importantes para divulgar os produtos e as formas de comercialização da FURP. “A visita ao estado mineiro é uma oportunidade da Fundação de se aproximar do seu público e também fechar novas parcerias”, explica.

A FURP possui duas unidades, uma em Guarulhos, na Grande São Paulo e outra na cidade de Américo Brasiliense (SP). Com 40 mil m² de área construída e 1.100 funcionários, a unidade de Guarulhos tem média anual de produção é de 1,7 bilhões de unidades farmacêuticas (dados dos últimos sete anos).  Atua em mais de três mil cidades brasileiras, com cerca de seis mil clientes cadastrados, entre secretarias estaduais de saúde, hospitais públicos, consórcios de municípios, prefeituras, instituições estaduais, federais, municipais e filantrópicas, além de sindicatos e fundações.

O laboratório também administra 18 unidades Farmácia Dose Certa, responsáveis por ampliar o acesso da população do município de São Paulo aos medicamentos. E operacionaliza o Programa Dose Certa que consiste no fornecimento de medicamentos para os municípios do Estado de São Paulo. Em 2011, o programa já dispensou gratuitamente mais de 1,2 bilhões de unidades farmacêuticas em todo o Estado de São Paulo.

Sobre o Congresso

Durante os três dias de Congresso está discussão sobre o encerramento de mandato, prestação de contas e postura durante o período eleitoral. Para os candidatos que estão ingressando será oferecido palestras sobre recursos de campanha, marketing político nas eleições, abuso de poder e ações eleitorais.

A Associação Mineira de Municípios (AMM), organizadora do evento, destacou como tema principal, “Gestão Municipal e Eleições: Cenários, Perspectivas e Estratégias”. A expectativa da AMM é que mais de 10 mil pessoas participem. Os eleitores, que estiverem inscritos, podem participar das palestras que abordará assuntos sobre pesquisa eleitoral e Ficha Limpa.

FURP EM NÚMEROS
Inauguração
: 9 de março de 1974
Área construída: 68 mil metros quadrados (Guarulhos/Américo Brasiliense)
Portfólio: 79 medicamentos
Produção: 1,7 bilhões de unidade s(média de dados dos últimos sete anos)
Funcionários: 1.100
Clientes: aproximadamente 6 mil
Programa Dose Certa: 19  bilhões de unidades distribuídas (desde 1995)
Farmácias Dose Certa: 18 postos que distribuíram mais de 219 milhões de unidades farmacêuticas.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.