Edição impressaConfira a última edição impressa

Mastigação é aliada na perda de peso

Na busca quase eterna por boa forma e qualidade de vida, a alimentação adequada é fundamental. Mas, além de se preocupar com a ingestão de alimentos saudáveis e nutritivos, uma das primeiras dicas para quem quer perder peso é mastigar devagar. Isso faz com que se coma menos, já que a sensação de saciedade chegará antes de se comer mais do que o necessário. Isso porque o organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar o cérebro de que está saciado.

“A mastigação lenta proporciona uma comunicação efetiva entre estômago e cérebro, fazendo com que haja maior liberação de hormônios de saciedade e também aumente a percepção de quando se está realmente satisfeito. Com isso, há uma menor ingestão de alimentos durante a refeição e, consequentemente, o controle do peso”, explica Bruna Chagas Petrungaro, nutricionista do Centro Estético Naka (www.esteticanaka.com.br). No caso de alimentos muito sólidos – especialmente as carnes bovinas –, o ideal é mastigar pelo menos 30 vezes antes de engolir.

De acordo com a nutricionista, ao mastigar devagar, os alimentos se mantêm por mais tempo em contato com as papilas gustativas presentes na língua. Como é por meio delas que se sente o sabor, quanto mais mastigações, maior será a apreciação do alimento e o estímulo das papilas. Logo, maior também será a percepção da saciedade. “O processo de digestão inicia-se pela boca. Com uma mastigação correta, a produção de saliva é mais eficiente, o que ajuda a formar um bolo alimentar mais macio e fácil de ser deglutido. Se os alimentos não forem triturados adequadamente, aumenta o trabalho do estômago para digerir, o que resulta em desconforto gástrico, azia, fermentação e gases”, destaca Bruna Chagas Petrungaro.

Abaixo, seguem algumas dicas da nutricionista do Centro Estético Naka para melhorar a digestão:

 

– Descansar os talheres no prato a cada mastigação

– Colocar pouca comida no garfo

– Escolher um local calmo e tranquilo

– Evitar realizar outras atividades durante a refeição (como ver TV, ler jornal, acessar internet etc)

– Iniciar a refeição com um prato ou porção de salada. Enquanto mastiga lentamente as verduras e legumes, a pessoa ganha tempo para que a mensagem de saciedade chegue ao cérebro e reduz-se a chance de repetir, por gula, o prato quente.

– Limitar a ingestão de líquido como acompanhamento da refeição a um copo de 200 ml. Dê preferência a água sem gás ou sucos naturais. Além de atrapalhar a digestão, o excesso de bebida no almoço ou jantar pode aumentar o volume do estômago, fazendo com que a pessoa consuma uma maior quantidade de alimentos.

 

Sobre o Centro Estético Naka

Localizado no bairro da Pompéia, na Zona Oeste de São Paulo, o Centro Estético Naka (www.esteticanaka.com.br) traz o que há de mais moderno em beleza e bem estar. O Naka trabalha com uma completa linha de equipamentos para redução de medidas, flacidez, celulite e estrias, além de tratamentos anti-aging, anti-acne, atenuação de manchas e bronzeamento artificial. Na parte relaxante, figuram massagens, banhos de ofurô, Day SPA, drenagem linfática e SPA de pés e mãos. São oferecidas mais de 30 diferentes terapias.

“Acreditamos que a beleza é resultado de estarmos bem com nós mesmos, vivendo equilibrados, por isso trabalhamos com o conceito de beleza 360º, que trata de dentro para fora. E como o cuidado com a saúde nada mais é do que um ato de amor com nós mesmos, oferecemos um atendimento completo em um espaço agradável e aconchegante, o que torna única a experiência de nossos clientes”, destaca Daniele Perez, proprietária do Centro.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.