Edição impressaConfira a última edição impressa

Médica do Centro de Saúde de Borda da Mata relata caso de melhora progressiva de paciente

dra NadjaA médica cardiologista, Nadja Sotera Natividade, atende em Borda da Mata há um ano e neste período, acompanhou a paciente Maria Cícera, de 55 anos, portadora de diabetes e pressão alta. Diante da gravidade dos sintomas, foi necessário substituir remédios e a ajustar a correta realização de dieta e exercícios por parte da paciente.
O relato da médica evidencia o sucesso do tratamento quando o paciente participa ativamente da proposta de recuperação. Segundo Nadja, “no dia 18/04/2014, a paciente contou do uso diário de insulina por conta da diabetes, e remédios para pressão alta, os quais causavam tontura e por isso, a paciente interrompeu o uso dos remédios por conta própria”.
Com alterações no tratamento, a doutora resolveu diminuir a insulina e prescreveu dois remédios para pressão alta, além de dieta balanceada e caminhada cinco vezes por semana durante uma hora por dia. 30 dias após a consulta, a paciente retornou com pressão controlada e a glicemia quase controlada. Foi então que a médica receitou mais um medicamento para substituir de vez o tratamento com insulina.
Na última consulta, dia 12/12/2014, a paciente retornou ao Centro de Saúde, e de acordo com a médica estava “com pressão ótima, sem formigamentos ou tonturas e com a diabetes enfim controlada. Atualmente, faz o uso de cinco comprimidos para diabetes e três comprimidos para pressão.” O resultado foi um bom controle da pressão arterial e da diabetes com o uso correto dos medicamentos e a aderência a dieta e ao exercício.
Para Maria Cícera, o resultado deste tratamento é considerado um milagre e afirma “da insulina que eu tomava, eu ainda guardei um pouquinho para levar até o Santuário de Aparecida em Aparecida/SP em sinal de agradecimento pela minha saúde.”dra Nadja_

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.