Edição impressaConfira a última edição impressa

Minas Gerais é finalista do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Participantes concorrem a título de capitalização no valor de 15 mil reais 

Com dois projetos classificados, Minas Gerais está entre os Estados finalistas do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. Os trabalhos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Itabirito e do Instituto Brasileiro de Turismólogos, são destaques das categorias Órgão Público e Entidade.

Mesmo já contando com a destinação final adequada para os resíduos sólidos, o município de Itabirito, localizado na região central de Minas Gerais, optou pela implantação de um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos (PGIRSU), com o intuito de estabelecer uma ação coordenada para o tema, até então tratado de forma dispersa por diversos programas. Para elaborar o PGIRSU, foi feita a caracterização geral do município e o diagnóstico do manejo de resíduos sólidos, que hoje são dispostos em aterro sanitário. A cidade coleta hoje 35 toneladas de resíduos por dia, entre domésticos e de varrição. Feita a caracterização do material, foram propostas diferentes de destinação final, sendo apenas 10,8% para aterro sanitário. Outros 13,1% devem seguir para compostagem; 35,3% para reciclagem; e 40,8% servirão como fonte para geração de energia.

Outra ação de destaque, agora na categoria Entidade, foi o Projeto Eniac – Resíduo Eletrônico. Para minimizar o problema do aumento progressivo de lixo eletrônico causado pelo crescimento do consumo, a ONG recebe e dá uma destinação adequada a esse tipo de material. Assim, para que fosse realizado o descarte correto dos eletrônicos, o projeto Eniac firmou parceria com a empresa aérea Azul, que passou a oferecer um voucher de desconto no valor de R$ 50 para os resíduos descartados nos ecopontos. O programa recolheu 375 toneladas de resíduos eletrônicos em 2013 por meio de 35 unidades. espalhados por Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. No total foram 7.920 doadores e cada um recebeu, em média, dez vouchers de desconto.

Em sua quarta edição, o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, promovido pelo Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), conquistou um dos seus melhores resultados. Mesmo com um período menor de inscrições – já que a partir desta edição o prêmio tornou-se anual – o volume de inscritos cresceu e a iniciativa consolidou-se nacionalmente, com a participação de 21 Estados brasileiros, em relação aos 19 do ano anterior. O número de municípios participantes quase dobrou, de 56 na edição anterior para 91 neste ano. No total, foram 278 inscritos e 46 finalistas.

A cerimônia de premiação será conduzida pelo Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP e contará com a presença de profissionais do comércio e da indústria, empresários, estudantes, representantes de órgãos públicos, imprensa e especialistas do setor. A data do evento será anunciada em breve.

O principal critério avaliado é a inovação, tema central da proposta. Também fazem parte da avaliação os 16 Princípios do Varejo Responsável, estabelecidos pelo Centro de Desenvolvimento da Sustentabilidade no Varejo da Fundação Dom Cabral.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.