Edição impressaConfira a última edição impressa

Minas Gerais pode ter até 620 novos Prefeitos

As eleições municipais de 2012 serão marcadas por uma grande renovação do cenário em relação ao quadro atual. Dos 853 municípios mineiros, cerca de 68% a 73% deles deverá ter à frente da gestão 2013-2016 um novo prefeito municipal. Pelo menos é que se pode prever em virtude das possibilidades e indicativos que os gestores atuais demonstraram em pesquisa recente realizada pela Associação Mineira de Municípios – AMM, além da análise de dados coletados diretamente junto à página do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/MG.

 

54% dos atuais prefeitos podem disputar a reeleição. O número corresponde a 461 municípios em que a reeleição é possível. 46% dos atuais prefeitos, ou seja, gestores de quase a metade dos municípios de Minas, já estão em seu segundo mandato. Isso representa o total de 392 municípios em que é certa a troca de comando à frente da gestão municipal. Como a legislação não permite uma terceira candidatura, eles deverão dar lugar a um novo gestor municipal.

 

Embora isso não signifique necessariamente a descontinuidade da gestão atual, visto que muitos prefeitos podem fazer o seu sucessor e manter a linha administrativa já conhecida pela população, ainda assim, a cada novo prefeito, pode surgir também um novo jeito de governar a cidade.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.