Edição impressaConfira a última edição impressa

Moradores da Geraldo Marcondes em Borda da Mata vêm obras de drenagem e revitalização como esperança de fim de transtornos de décadas

Obras na via tem como foco a revitalização do pavimento e ampliação do sistema de drenagem, com inserção de uma rede de manilhas e bocas de lobo para por fim à enxurrada no local

 

Para os moradores da Rua Geraldo Marcondes, as obras de pavimentação e drenagem da via pode por fim a um transtorno de décadas. Os trabalhos no local ainda estão em andamento e entram agora na fase de acabamento, ainda assim, moradores estão esperançosos de que a obra veio para resolver seus problemas de uma vez por todas.

É o caso do senhor Juvenal. Ele mora nas proximidades da via há cerca de 9 anos. Ele lembra que há muito tempo o trecho sofre pela falta de estrutura. “Não tinha canalização, não tinha asfalto. Quando chovia, descia bastante água…, conta. “Agora, melhorou bastante, vamos esperar vir a chuva pra gente ver, mas já melhorou bastante. Só de tirar os buracos que tinha nessa rua aqui com esse asfalto já ficou uma maravilha”, conclui.

Um dos principais objetivos da obra realizada pela prefeitura é acabar com a enxurrada e trechos de alagamento no local. Por isso, um novo manilhamento foi colocado no local, que passa a contar com um amplo sistema de drenagem. Também por isso, existe a expectativa dos moradores para ver como a obra se comportará com a primeira chuva. Entre os dias 20 e 22, até caiu uma chuva, mas ainda amena. Ainda assim, não houve qualquer transtorno no local.

“Antes, isso aqui era barro puro, isso tudo aqui era enxurrada, enchente mesmo, parecendo Brumadinho. Nós sofremos muito aqui, muito mesmo”, conta a moradora Maria Auxiliadora, que mora há décadas no local. Ela lembra de um tempo em que a rua sequer tinha coleta de lixo e esgoto. “Agora, creio que vai melhorar, né? Por que fizeram muito bueiros, mas a gente vai ter certeza mesmo que ficou bom e dar até nota 10 depois de uma boa chuva que der né?”, diz a moradora esperançosa.

Os moradores são unânimes ao apontar as obras de drenagem como ação mais importante em meios às obras de revitalização. Muitas casas da via chegavam a ser inundadas pelas águas da chuva ou sofriam com enormes poças d’água em suas entradas. “A gente brigou muito. Faz 10 anos que a gente vem brigando. Graças a Deus a prefeitura ouviu, né? A maior dificuldade nossa era o quê? Água pluvial que empoçava. Veio fez o manilhamento e eu creio que resolveu esse problema”, avalia também com expectativa o morador Carlos Eduardo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam