Edição impressaConfira a última edição impressa

O perfil nutricional do leite

leite

O leite é amplamente reconhecido como fonte de cálcio, no entanto, outros minerais como fósforo, magnésio, zinco e selênio também estão presentes em sua composição. Em relação às vitaminas, esse alimento possui tanto as lipossolúveis como a A (D e E em menores quantidades), como as hidrossolúveis, com destaque para as do complexo B.

A alegação mais favorável para o consumo de leite se deve à sua riqueza em cálcio e ao papel desse nutriente na densidade mineral óssea. Na dieta humana, aproximadamente, 70% do cálcio alimentar é proveniente do leite e seus derivados. Desse modo, dada as diferentes funções atribuídas ao cálcio ao organismo, principalmente por sua atividade no metabolismo ósseo, ressalta-se a importância de inserir na dieta fontes deste mineral a fim de que sejam atingidas as necessidades diárias para este elemento.

Variedades modestas de vegetais verde-escuros e de frutas secas também são consideradas boas fontes de cálcio. Elas representam cerca de 16% da ingestão total diária desse mineral contribuindo, de forma complementar às fontes lácteas, para que sejam atingidas, segundo sexo e faixa etária, as quantidades recomendadas de ingestão de cálcio.

Dentre os componentes do leite, a lactose, as proteínas e os fosfolipídeos podem contribuir positivamente para a absorção intestinal do cálcio, mantendo-o na forma solúvel até que ele alcance o intestino grosso e seja absorvido por vias não saturáveis e independentes de vitamina D. Assim, a lactose em quantidades normais no leite pode ser especialmente importante para os grupos populacionais que necessitem de maior ingestão de cálcio, como no caso de crianças e idosos.

Vale ressaltar que, independentemente do teor de gordura classificatório do leite – integral, semidesnatado ou desnatado – o mesmo teor de cálcio é encontrado nestas variantes.

O leite é considerado uma das principais fontes de riboflavina (vitamina B2), que atua como coenzima nos processos metabólicos da cadeia respiratória. Da mesma forma, a vitamina A, importante para a saúde ocular e na manutenção e multiplicação celular, apresenta-se com teor significativo no leite. Interessante ressaltar que, por ser uma vitamina lipossolúvel, os leites semidesnatado e desnatado possuem menor quantidade dessa substância quando comparada ao leite integral.

Fonte: Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.