Edição impressaConfira a última edição impressa

Obama é o líder global mais admirado

Obama66% dos brasileiros são favoráveis ao presidente dos EUA

Barack Obama é o líder mundial mais admirado no mundo. De acordo com uma pesquisa da Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) realizada em 65 países, com 63.976 pessoas, três em cada cinco entrevistados (59%) têm uma visão favorável ao presidente dos Estados Unidos. Por outro lado, os que são desfavoráveis a ele representam uma em cada três pessoas (29%).

O presidente norte-americano é bem visto, sobretudo, no sul da Ásia (76% são favoráveis), União Europeia (67%), América Latina (65%), África subsaariana (parte do continente africano ao sul do Deserto do Saara – 65%) e leste asiático (65%). Entretanto, nos países do Oriente Médio e do norte da África sua favorabilidade recua para 33%. No Brasil, Obama é bem visto por 66% da população.

No segundo lugar do ranking está a mulher do ano de 2015, segundo a revista Time, a chanceler alemã, Angela Merkel. Mundialmente, 42% são favoráveis a ela e 29%, desfavoráveis. Ela é bem vista principalmente na Europa e, ironicamente, mais admirada pelos homens (45%) do que pelas mulheres (39%). O primeiro-ministro britânico, David Cameron, é o terceiro da lista, com 37% da população global sendo favorável a ele e 28%, desfavorável. Cameron tem melhores resultados no sul da Ásia (53%) e na América do Norte (46%).

Já a presidente brasileira Dilma Rousseff divide a 8ª colocação no ranking dos 10 líderes mundiais pesquisados com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi: 24% da população global é favorável aos dois, mas Dilma tem maior proporção de pessoas que se declaram desfavoráveis a ela (23% contra 20% do indiano). Dilma e o presidente francês, François Hollande, são os únicos dos dez líderes que têm uma imagem pior em seus países. De acordo com o IBOPE Inteligência, que realizou a pesquisa no Brasil, 76% dos brasileiros são desfavoráveis a Dilma.

O líder com o maior percentual de entrevistados desfavoráveis é o presidente russo Vladimir Putin: 43% da população mundial é desfavorável a ele. Putin é significativamente impopular na União Europeia (67%) e América do Norte (65%), mas tem boa imagem no país mais populoso do mundo, a China, onde 55% da população é favorável a ele. Globalmente, um em cada três entrevistados (33%) é favorável ao presidente russo.

Sobre a pesquisa
O estudo ouviu 63.976 pessoas em 65 países, entre setembro e dezembro de 2015. No Brasil, foram feitas 1.985 entrevistas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.