Edição impressaConfira a última edição impressa

Otimismo marca palestra do Ministro da Agricultura

Na primeira reunião do COSAG, Mendes Ribeiro destacou os avanços do agronegócio projetados para 2013

O cenário do agronegócio brasileiro foi pauta durante a primeira reunião do ano do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), ocorrida na manhã de segunda-feira,  4 de março, na sede da entidade.

O Ministro Mendes Ribeiro Filho abriu o encontro destacando os resultados positivos do agronegócio projetados para 2013, sem deixar de citar as dificuldades climáticas e de logística enfrentadas no ano que passou. Ele destacou ainda a importância que o setor vem ganhando dentro do governo, graças ao seu desempenho ascendente e a necessidade mundial por alimentos.

Entre as ações citadas para 2013, estão o fortalecimento do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), o lançamento do Plano Nacional de Armazenamento e a criação do Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep), ocorrida na semana passada, e que tem como função definir as condições para aquisição e liberação dos estoques públicos de alimentos. “A partir de agora, não temos apenas o Ministério da Agricultura a fazer pelo agronegócio nacional. Temos o governo como um todo, planejando e trabalhando pelo futuro produtor brasileiro”, frisou.

Na sequência, falou o secretario- executivo do Mapa, José Carlos Vaz, que fez uma apresentação minuciosa sobre as ações realizadas e desafios do Ministério, enfrentadas em 2012, como as crises financeiras internacionais, instabilidades climáticas, baixa rentabilidade de alguns setores, entre outros. José Carlos Vaz comentou sobre o maior Plano Safra da história, principais recordes de produção, exportação e Valor Bruto da Produção , destacando o maior valor destinado para o seguro agrícola que chegará a R$ 400 milhões este ano.

Vaz ressaltou ainda os eixos principais da gestão do Mapa e detalhou as principais linhas que devem nortear a política agrícola e os principais pontos do sistema de sanidade que impactam diretamente na qualidade de produtos e serviços.

Para a agenda de 2013, ele discorreu sobre as principais obras do PAC que beneficiarão o escoamento das safras e a criação da Agência de Assistência Técnica que será lançada este ano.

Após a apresentação do secretário-executivo, fez uso da palavra o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, que apresentou a agenda de trabalho para a Empresa, focada na inovação e tecnologia agropecuária, além do fortalecimento da sua carteira de projetos que chegam a quase mil projetos de pesquisa. Por fim, Lopes também detalhou uma das principais ações do ano que será o aniversário de 40 anos que ocorre em abril.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.