Edição impressaConfira a última edição impressa

Outubro Rosa: Saúde trabalha prevenção ao Câncer de Mama e do Colo do Útero com as mulheres de Borda da Mata

Em Borda da Mata, são seis equipes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e atendem 100% da população de casa em casa com a visita dos agentes comunitários de saúde. A Estratégia Saúde da Família trabalha o ano inteiro com foco na prevenção da saúde da família, e em outubro, as mulheres estão sendo alertadas sobre a importância da rotina de prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo de útero.
As equipes das UBS realizam o exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, que tem o objetivo de detectar os primeiros sinais de desenvolvimento de câncer de colo de útero ou doenças sexualmente transmissíveis que acometem os órgãos genitais feminino, prevenindo a evolução ou complicações. Cada unidade de Saúde tem um dia de coleta. De acordo com a enfermeira Débora Brandão, responsável pela UBS do Centro, a coleta do exame é realizada toda terça-feira “para quem trabalha e não consegue vir durante o dia, temos um horário diferenciado na quinta-feira, em que atendemos das 4 da tarde às 7 da noite (16h às 19h)”.
Além da rotina, durante o mês de outubro cada posto de referência vai realizar palestras e rodas de conversas sobre a prevenção aos tipos de câncer e também com temas sobre nutrição, bem-estar e a saúde de modo geral. E ainda orientações para o autoexame das mamas.

Para mais informações, fale com o agente de saúde do posto de referência do seu bairro.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam