Edição impressaConfira a última edição impressa

Polícia Militar de Pouso Alegre continua trabalho de Interação Social

A Polícia Militar, através da 223ª Cia PM do 20º BPM, além do policiamento ostensivo e prisão de infratores está se destacando pela busca da interação socialem Pouso Alegre. Atravésdestas medidas comunitárias é possível criar redes de relacionamento, troca de informações e dicas de auto proteção, resultando em resultados positivos para a segurança e paz públicas.

Neste sentido, foi realizada, no dia 18 de janeiro, quarta-feira, uma reunião com comerciantes do Bairro Foch, setor que cresce a cada dia. Já é a segunda oportunidade em que há o encontro do grupo, que ocorrerá rotineiramente, ao menos uma vez ao mês. Os resultados já são positivos, com implementação do policiamento a pé (após sugestão dos comerciantes), troca de informações e dicas de auto proteção, na forma de assessoria oferecida pelo Comando da Cia PM.

A segunda reunião foi presidida pelo Capitão Régis Paulo e Silva, que reafirmou sua permanência no setor de policiamento, favorecendo o estreitamento de laços comunitários.  Após leitura e assinatura da primeira ata, o Comandante da Cia recebeu um feedback positivo sobre a melhora no policiamento, especialmente na época do último período natalino. Os participantes continuaram a receber orientações sobre medidas para melhorar pontualmente a segurança dos estabelecimentos que formam o setor comercial do Bairro Foch, principalmente no corredor da Av Prefeito Olavo Gomes de Oliveira.

Participaram comerciantes, gerentes e proprietários de estabelecimentos como Postos de Combustíveis, Perfumaria, Supermercados, Comunicação Visual, Padaria e até mesmo Agência Bancária.

Na sequência foi apresentado aos comerciantes o projeto, que foi amplamente aceito, denominado “REDE DE COMERCIANTES PROTEGIDOS”. A iniciativa visa proporcionar o aumento da segurança através da parceria constante entre os próprios comerciantes e, obviamente, a polícia. O sistema funciona como “câmeras vivas”, pois os comerciantes vizinhos vigiam e zelam pelos outros, recebendo em troca o mesmo cuidado. O estabelecimento recebe uma placa com os dizeres “Comércio Monitorado” que funciona como um alerta a possíveis infratores e também é um atestado de que o proprietário/ gerente foi orientado e está envolvido com a rede e com a responsabilidade em colaborar com a segurança pública.

Ficou acertado com os participantes que eles serão os mentores do projeto e irão multiplicar a idéia, atraindo novos membros até alcançar a totalidade daquele setor. Haverá uma terceira reunião no dia 15 de fevereiro, às 09:00 horas, na sede da 223ª Cia PM, que fica à Av Prefeito Olavo Gomes de Mendonça, nº 1925. Os interessados já estão convidados e as dúvidas poderão ser sanadas através com o Capitão Régis, através dos telefones 9172-8999 e 3421-8892.

O área do Foch, que também engloba os bairros Jardim Olímpico, Costa Rios, Jardim Aureliano, Árvore Grande, Santa Rita e outros, evoluiu sobremaneira recentemente, devido ao aumento de setores residenciais, bem como, conseqüentemente, dos comércios. Esta parte da cidade tem sido chamada de “Novo Centro” devido a tal crescimento e pela instalação recente do Fórum da Comarca de Pouso Alegre no Bairro Santa Rita. Quanto à segurança pública, a 223ª Cia PM é responsável pelo policiamento ostensivo e outras ações, juntamente com a 2ª Delegacia Distrital, formando a 110ª Área Integrada de Segurança Pública – AISP 110.

Após o grupo de comerciantes encerrarem o encontro o comando da Cia se reuniu com os policiais que trabalham diretamente nas viaturas para tratar de assuntos internos e também aproveitaram para falar sobre a interação comunitária que está em evolução, a implementação do Projeto “Rede de Comerciantes Protegidos” e outras medidas sociais que contribuem e contribuirão para a redução do crime e aumento da sensação de segurança e paz social.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.