Edição impressaConfira a última edição impressa

Pouso Alegre sediará etapa do 42º Festival Nacional da Canção no final de semana, dias 17 e 18 de agosto

A terceira etapa do evento levará várias atrações artísticas para cidade

O Festival Nacional da Canção (Fenac), com seus 42 anos de história, está prestes a começarem Pouso Alegre. Aterceira etapa do evento começa nos dias 17 e 18 de agosto na cidade e nos próximos finais de semana percorrerá por mais três munícipios mineiros.

A programação dos dois dias em Pouso Alegreestá repleta de atrações. Essa fase do festival acontecerá na Praça Senador José Bento, a partir das 20h30. No local, se apresentarão 28 músicas de vários estados selecionadas pelo Fenac, inclusive duas canções feitas por compositores da cidade. A entrada é franca.

Outras atividades culturais também acontecerão durante o dia e prometem movimentar a cidade. O Fenac escolheu diversas atrações como apresentações de teatro, dança, música clássica, instrumental e mágica que também estarão presentes na Praça Senador José Bento, no período do dia.

Para incentivar a escrita e leitura, o Fenac também promoverá o concurso literário “Jovens Compositores”. Os alunos das escolas de primeiro e segundo graus do município vão ter a oportunidade de escrever poesias e as vencedoras serão publicadas nos livros de música, os quais serão distribuídos para a plateia acompanhar as letras das canções.

Fases classificatórias

Depois de Pouso Alegre, o festival passará nos dias 24 e 25 de agosto em Guapé, 31 de agosto e 1 de setembroem Varginha. Nosdias 6, 7 e 8 de setembro acontecerão as semifinais e a grande final,em Boa Esperança, no Sul de Minas.

Entre as músicas classificadas, em cada uma das cidades sedes, seis delas serão escolhidas pelo júri, totalizando as 30 músicas semifinalistas.

Cerca de 3.200 músicas de compositores de 24 estados diferentes foram inscritas no 42º Festival Nacional da Canção (Fenac), considerado o maior festival de música do Brasil. No total foram escolhidas 140 músicas que concorrerão ao troféu Lamartine Babo e R$200 mil em prêmios.

Realizado ininterruptamente desde 1971, antes com o nome Festival da Canção de Boa Esperança, o evento segue os moldes dos tradicionais festivais musicais das décadas de 70 e 80, com o principal objetivo de revelar e divulgar o talento e a criatividade da música popular brasileira.

 

O Fenac é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio de Cemig, Furnas, Petrobras e Correios.

Confira as músicas classificadas e que se apresentarão em Pouso Alegreno www.festivalnacionaldacancao.com.br. A lista completa das canções que passarão pelas outras cidades sedes também pode ser consultada no site.



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.