Edição impressaConfira a última edição impressa

Prefeito de Tocos do Moji toma posse em São Lourenço como Conselheiro Fiscal do maior Consórcio de Saúde do país

 

posse toninho 1

A posse foi no dia 05 de julho e o Consórcio é a “Rede de Urgência e Emergência” que abrange 153 municípios do Sul de Minas e deve ter cerca de 700 funcionários, sendo, aproximadamente, 40 médicos

O prefeito de Tocos do Moji, Toninho Rodrigues, tomou posse no dia 05 de julho, em São Lourenço, como membro do Conselho Fiscal do maior Consórcio de Saúde do Estado de Minas e do país que é a Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Sul de Minas.

O Presidente do Consórcio é o Prefeito de Monte Sião, João Paulo que também foi empossado neste dia.

A reunião em São Lourenço foi para a implantação da Rede de Urgência e Emergência da macrorregião Sul de Minas. O público do encontro foi composto de prefeitos, secretários de saúde, presidentes de câmaras de vereadores, deputados, assessores jurídicos e representantes do Ministério Público.

A solenidade contou com a presença do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, além do Coordenador Estadual de Urgência e Emergência, Rasível dos Reis Santos Júnior.

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, se dirigiu especialmente aos prefeitos em sua fala. “O que fazemos aqui é história. O modelo de governança acerca do território regional sempre foi um desafio. É fundamental uma ferramenta de gerência regional para fins econômicos e estruturais. Uma grande ferramenta para esta ação encontra-se hoje nas mãos dos prefeitos. A organização dos consórcios, com o apoio do Ministério e da SES, está nas mãos dos prefeitos. É fundamental celebrar a integralidade deste serviço. É motivo de orgulho para todos nós, e este momento é de importante grandeza no que tange a atuação municipal.” O Secretário ainda destacou que “a questão da sustentabilidade dos hospitais municipais e filantrópicos será muito apoiada por esta Rede de Urgência e Emergência”.

 

O CISGEM

 

O processo da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Sul chega, com esta reunião, à sua fase de implantação e inauguração da rede. Na rede serão contemplados 153 municípios, divididos em 12 microrregiões de saúde, todas organizadas em uma macrorregião de saúde (Sul). A sede da Central Operativa da Rede de Urgência da Macro Sul será localizada no município de Varginha.

Neste modelo, trabalha-se também com a implantação de SAMUs regionais e não municipais, uma vez que a secretaria atua com o princípio de economia de escala e escopo, sendo assim, o SAMU será para toda Macrorregião e não somente para o Município de Varginha. O SAMU regional será gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sul de Minas (CISGEM). Fazem parte da rede 34 ambulâncias de suporte básico e 9 de suporte avançado, distribuídas em 34 bases em municípios para o atendimento da região. O custo mensal previsto para a manutenção da rede de urgência e emergência é de R$2.500.000,00, sendo que o município fica responsável por 20% dos custos; o estado por 55% estadual e o governo federal por 25%.

O secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, ressaltou que “a implantação do Consórcio será uma forma solidária, acolhedora, tripartite de trabalho; será o maior SAMU regional do país, um marco na história da saúde de Minas Gerais. O avanço eficiente da rede assistencial é prioridade para o Ministério”, disse.

Uma apresentação sobre a rede, a lógica de sua estruturação e organização foi realizada pelo Coordenador Estadual de Urgência e Emergência, Rasível dos Reis. “A rede não é somente SAMU, e SAMU não é somente ambulância. A rede é composta, dentre outros tópicos, pela atenção hospitalar, classificação de risco, atenção primária. Já o SAMU é também regulação. Regular, neste sentido, é a alma da rede, uma atividade fundamental”, salientou.

Posse toninho 2

 

Prefeito Toninho Rodrigues durante sua posse em São Lourenço

Posse toninho 3

Kaxuxa, Prefeito de Monte Sião, João Paulo e Toninho Rodrigues

Posse toninho 4

Toninho Rodrigues, Deputado Estadual, Tiago Ulisses e Kaxuxa

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.