Edição impressaConfira a última edição impressa

Prefeito Edmundo cria 6ª equipe do Programa Saúde da Família em Borda da Mata

O Programa Estratégia Saúde da Família, conhecido pela sigla P.S.F., é composto por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem que atendem na Unidade Básica de Saúde do respectivo bairro. No município, 100% da população é atendida pelas cinco equipes já existentes, ainda assim, a distribuição geográfica das equipes deixa o atendimento longe para alguns bairros. A fim de melhorar o atendimento da Saúde a toda população bordamentense, o prefeito Edmundo Silva Júnior sancionou a Lei nº 1.813/2013, que cria a 6ª equipe do Programa, em que mais um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e até oito agentes comunitários de saúde atuarão no município.

No comparativo com as cidades vizinhas, segundo relatório de 2012 enviado pela Secretaria de Estado da Saúde, Borda da Mata se destaca no desempenho do Programa Estratégia Saúde da Família. Em Ouro Fino, onde residem mais de 31 mil pessoas, são três equipes do Programa que atendem 32% da população. Jacutinga tem quatro equipes para mais de 23 mil pessoas, portanto a cobertura alcança 52%. Em Monte Sião, 77% dos mais de 21 mil habitantes são atendidos por quatro equipes. Cambuí tem cinco equipes para atender a população de mais de 26 mil pessoas, porém a cobertura é de 56% apenas. Em Congonhal, apenas uma equipe faz o atendimento para cerca de 10 mil pessoas, por isso o atendimento atinge 47% do município. Os dados da população são do Censo 2010 do IBGE.

O prefeito Edmundo também criou a Lei nº 1.814/2013 que institui a terceira Equipe de Saúde Bucal do Programa Estratégia Saúde da Família, em que mais um cirurgião-dentista, um técnico em higiene dental e um auxiliar de consultório dentário vão atender em Borda da Mata.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.