Edição impressaConfira a última edição impressa

Prefeitura de Borda da Mata alerta população sobre o risco de uma epidemia de Dengue e Zika Vírus

Dengue danielO prefeito de Borda da Mata, Edmundo Silva Júnior, juntamente com a Vigilância em Saúde e a Secretaria de Obras, está travando uma verdadeira guerra contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor, além da Dengue, da chikungunya e do Zika Vírus, uma doença que vem afetando muitas pessoas e prejudicando principalmente as grávidas em que podem ter seus filhos com microcefalia.
A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, influenciando o seu desenvolvimento mental.
Geralmente, a microcefalia está presente quando o tamanho da cabeça de uma criança com um ano e três meses é menor que 42 centímetros. Isto ocorre porque os ossos da cabeça, que ao nascimento estão separados, se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça normalmente.
A microcefalia é uma doença grave, que não tem cura, e a criança que a possui pode precisar de cuidados por toda a vida, sendo dependente para comer, se mover e fazer suas necessidades, dependendo da gravidade da microcefalia que possui e se ela possui outras síndromes além da microcefalia.
Para combater esse mosquito e evitar uma epidemia que pode atingir todo o país, a Prefeitura está realizando um “Bota Fora da Dengue” em que consiste em limpar todas as casas que podem ter possibilidade de ter focos do mosquito. Esse Bota Fora está sendo feito agora em dezembro e, segundo o Encarregado da Limpeza Urbana, Daniel Ribeiro, toda a população deve colaborar e colocar tudo que possa acumular água para fora de casa e ligar para 99816-7685 que ele manda recolher imediatamente. Ele diz que pode ser móveis, vasos, entre outras coisas, a única coisa que não recolhe neste “Bota Fora” é resto de materiais de construção.
O prefeito Edmundo alerta também sobre as caixas d’água abertas e afirma que já foram aplicadas 32 multas somente no mês de novembro e ele pretende ainda enviar um projeto de lei para a Câmara para multar também quem não deixa o Agente da Epidemiologia fazer a fiscalização. “Vamos colaborar, esta guerra só será vencida quando a população tomar consciência que a Dengue mata e com essas novas doenças, ninguém merece sofrer pela irresponsabilidade de seu vizinho”, conclui Edmundo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.