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Professores da Rede Municipal de Educação de Borda da Mata participam de encontro com profissionais da Apae

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A Apae de Borda da Mata promoveu um encontro da equipe multidisciplinar da Associação com os professores da Rede Municipal de Educação no dia 26/08/2013. O encontro apresentou os profissionais e atividades desenvolvidas na instituição e discutiu a meta 4 do novo Plano Nacional de Educação que está em discussão em Brasília. O evento faz parte das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (21 a 28 de agosto).
Os profissionais da Apae, o psicólogo Luiz Gustavo Prado, a terapeuta ocupacional Luiza Faria Junho Teixeira, a fonoaudióloga Ana Paula Andrade, a enfermeira Heloá Silverio dos Reis e as fisioterapeutas Ana Paula Borges e Jeane Pádua falaram sobre suas respectivas funções e métodos de trabalho com as crianças especiais.
Os professores e profissionais da Apae discutiram sobre a inserção radical das crianças especiais nas escolas da rede pública, pois, de acordo com o psicólogo Luiz Gustavo, as escolas não estão preparadas tanto na parte física quanto no preparo psicológico dos professores, demais crianças e pais para receber as crianças com necessidades especiais.
Para a diretora do Departamento de Educação de Borda da Mata, Gláucia Brandão Guilherme, o trabalho da Apae é primordial no tratamento das crianças especiais. Gláucia enfatizou que algumas escolas do município já têm estudantes incluídos, porém com total apoio dos profissionais da Apae, portanto, pede o apoio de todos na campanha de manutenção das Associações.
Os alunos da Apae fizeram apresentações de libras e falaram sobre a experiência de inserção do mercado de trabalho.
O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE) para vigorar de 2011 a 2020, foi enviado pelo governo federal ao Congresso em 15 de dezembro de 2010. O novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A meta 4 do plano propõe a inserção radical dos alunos com deficiência nas escolas regulares, no entanto, a Apae defende a manutenção das escolas especiais para atender aos alunos e deixar a decisão para os pais de escolher qual escola o filho vai frequentar.

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