Edição impressaConfira a última edição impressa

Professores de 35 municípios participam de Encontro sobre Educação Infantil em Borda da Mata

Encontro Educação (1)Com o tema “Como a escola pode abraçar as diferenças? Trabalhando a questão do gênero e sexualidade na Educação Infantil”, cerca de 150 educadores participaram das atividades de discussão e estudo durante o 16º Encontro do Grupo de Estudo Proinfância – Polo Guaxupé em Borda da Mata. O encontro aconteceu no Clube Literário nos dias 30 de junho e 01 de julho.
O evento recebeu professores de Arceburgo, Cachoeira de Minas, Cambuí, Campestre, Brazópolis, Tocos do Moji, Monte Santo de Minas, Pedralva, Inconfidentes, São Lourenço, Conceição do Rio Verde, Bom Repouso, Itajubá, Piranguinho, Campos Gerais, Paraguaçu, Ouro Fino, Ilicínia, Silvianópolis, Mococa, Guaxupé, Turvolândia, Heliodora, Monte Sião, Congonhal, Piranguçu, Wenceslau Braz, Pouso Alegre, Itapira, Guaranésia, Bueno Brandão, Careaçu, Extrema, Córrego do Bom Jesus e Borda da Mata.
Na abertura do congresso, a diretora do Departamento Municipal de Educação, Gláucia Brandão Guilherme, ressaltou a importância da escola viver e respeitar as diferenças, por isso o tema do evento e de todas as discussões nele propostas giram em torno da temática, a fim de que, com estudos, os professores tenham embasamento para lidar com situações cotidianas relacionadas ao assunto.
Antes de iniciar as atividades de estudos, os alunos do 2º Estágio da Educação Infantil da Escola Municipal Antônio Marques da Silva apresentaram a peça teatral “Amizade Verdadeira”.
A professora e gerente pedagógica do NAME, Cláudia Yazlle, falou sobre “Desenvolvimento Infantil e Sexualidade”. Em seguida, o professor mestre Max Haetiger palestrou com o tema “Educação Infantil: um mundo de muitos sentidos e aprendizagem lúdica”. A professora Ilenice Anacleto do Cemei Dona Maria Alzira Bassani Cili de Arceburgo e as professoras Siomara Ferreira, Érica Gonçalves e Verônica Silvério de Guaxupé expuseram relatos de experiências de projetos desenvolvidos em suas respectivas escolas. Ainda no primeiro dia do evento, a psicóloga Rosa Lima falou sobre “Os desafios de uma infância saudável na atualidade”.
Borda da Mata organiza este encontro pela quarta vez e é referência em Educação Infantil e Fundamental em todo o estado, por isso, por sugestão da Superintendência Regional de Ensino, foi produzida e apresentada uma reportagem sobre a Educação Infantil no município.
No segundo dia do Encontro, o professor Vanderlei Barbosa da Universidade Federal de Lavras palestrou com o tema “O que significa educar hoje”. Em seguida, foi formada uma mesa redonda com o tema “Gênero e sexualidade na Educação Infantil”. Participaram das discussões o professor Vanderlei, a diretora do Departamento de Educação, Gláucia, a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Guaxupé, Siomara Ferreira, a diretora do Cemei de Arceburgo, Ilecine Anacleto, a professora mestre do IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes com a mediação da assessora da Secretaria Municipal de Educação de Guaxupé, Cristina Lúcia Calicchio Gonçalves Cruvinel.
No período da tarde, todos os participantes do congresso visitaram o Cemei Professora Ana Maria Cabral dos Santos e conheceram os trabalhos realizados na instituição. O encontro foi encerrado com o relato de experiências da professora Lucimar dos Reis Campgnoli de Monte Santo de Minas e da professora Roberta Rezende da Silva Pizetta de Guaxupé.
Encontro Educação (2)Encontro Educação (3)Encontro Educação (4)Encontro Educação (5)Encontro Educação (6)Encontro Educação (7)Encontro EducaçãoEncontro Educação_Encontro Educação2Encontro Educação3Encontro Educação4

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.