Edição impressaConfira a última edição impressa

Professores da região sul de Minas Gerais participam de workshop sobre educação ambiental dentro e fora da sala de aula

Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva® pretende engajar os professores ao tema por meio de conteúdos e vivências na natureza

professores

O Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva® de Guaxupé (MG) promoveu entre os dias 17 e 18 de fevereiro, das 9h às 17h, no Complexo Industrial Japy, da Cooxupé, uma formação de professores com o objetivo de mostrar a relação entre temas, como meio ambiente e sustentabilidade com o dia a dia da população e como aplicá-los em sala de aula. Durante dois dias, 35 professores de oito municípios vizinhos participaram de atividades com vivências na natureza e conheceram conteúdos de educação ambiental desenvolvidos especialmente para a região. Lançado em 2013, o projeto é realizado pela Cooxupé em parceria com a BASF e a Fundação Espaço ECO®.

Entre as atividades, destacam-se a trilha interpretativa na mata e a utilização de materiais didáticos com conteúdo exclusivo, relacionados à educação ambiental. Todas essas ações pretendem demonstrar aos professores como utilizar a educação ambiental nas mais variadas disciplinas escolares.

“A preocupação com o meio ambiente, bem como temas relacionados à sustentabilidade, interfere cada vez mais no cotidiano das pessoas, de uma forma tão importante quanto no desenvolvimento dos negócios e da própria sociedade. É o que pretendemos mostrar nessa formação”, afirma Fernando Feitoza, gerente de Educação para a Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO®.

Com esse trabalho os educadores terão papel ainda mais fundamental para multiplicar o conhecimento e serão estimulados a levar seus alunos a visitar ao Núcleo ao longo do ano.

“O professor é um ator crucial na educação de nossas crianças e como os temas relacionados ao meio ambiente estão em tudo que nos cerca, eles precisam identificar as oportunidades de como trabalhar isso em sala de aula. Dessa forma, ajudarão a fazer nossas crianças entenderem ainda mais a importância da conscientização ambiental”, afirma Carlos Paulino da Costa, presidente da Cooxupé.

 O projeto faz parte do Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva® e beneficiará por ano mais de nove mil alunos da rede de ensino de mais de 20 cidades da região sul de Minas Gerais. Quem conhecer o projeto poderá participar de ações que envolvem visita ao viveiro de mudas, oficinas temáticas e outras atividades que proporcionam contato direto com a natureza. As visitas poderão ocorrer diariamente, mediante agendamento, com grupos de até 30 pessoas. Para agendar uma visita os interessados devem entrar em contato com Reginaldo Gomes Ferreira, pelo telefone (035) 9829 1028 e/ou e-mail: reginaldoferreira@cooxupe.com.br. As visitas iniciam em março.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.