Edição impressaConfira a última edição impressa

Profissional liberal deve ficar atento à mudanças no carnê-leão

Os profissionais liberais devem ficar atentos às mudanças na hora de declarar o Imposto de Renda. Já que a partir deste mês ficou determinado que os profissionais autônomos, agora, precisam informar no carnê-leão o CPF de cada um dos clientes. A medida é valida para a declaração de IR pessoa Física de 2016, ano-base 2015.

Essa mudança vai possibilitar que o Fisco junte as informações fornecidas na declaração pelo contribuinte pessoa física com a de profissionais da área médica e também advogados, e desta maneira diminuir o número de declarações de IR retidas na malha fina anualmente por apresentaram problemas com a omissão de rendimentos e despesas desse tipo, explica o professor do curso de Pós-Graduação da Faculdade Mackenzie Rio, Edmilson Lins Machado.

Ainda segundo o professor Edmilson, a medida tem como objetivo principal coibir erros e fraudes na declaração do IR, mas ela pode despertar algumas dúvidas no contribuinte, já que até ano passado, o profissional autônomo não era obrigado a comunicar esses dados ao fisco. Para evitar transtornos é importante que o contribuinte não deixe a declaração do imposto de renda para última hora e lembre-se de emitir notas e recibos corretamente.

Edmilson Machado é professor do curso de Pós-Graduação da Faculdade Mackenzie Rio 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.