Edição impressaConfira a última edição impressa

Programa Peixe Vivo solta 12 mil espécies nativas de peixe no Rio Cervo em Borda da Mata

Peixe 2

Mais de 100 alunos da Escola Municipal Benedita Braga Cobra e da Escola Estadual Pio XII participaram da soltura de 12 mil espécies nativas de peixe no Rio Cervo no distrito Cervo em Borda da Mata. O rio foi repovoado com 8 mil curimbas e 4 mil piracanjubas.

De acordo com o prefeito Edmundo Silva Júnior, a preservação ambiental e o fácil acesso para que as crianças participassem da ação foram determinantes para a escolha do local. Além dos estudantes, professores e comunidade, o vereador Walter Barbinha, o gerente de relacionamento da Cemig, Alexandre Ribeiro de Almeida e técnicos ambientais da empresa acompanharam o programa na tarde de 18/04/2013.

Antes de realizar a soltura dos peixes, a bióloga da Cemig, Tais Grigoletto Nave, explicou às crianças a importância da preservação ambiental, como os peixes são criados para então soltá-los no habitat natural. O repovoamento de espécies nativas em rios do estado é uma ação que visa compensar o impacto causado pelas hidrelétricas no meio ambiente. Lançado em 2007, os peixes deste projeto são criados na Estação de Tratamento de Itutinga/MG e direcionados para os rios da Bacia do Rio Grande.

Segundo a bióloga, em no máximo dois anos, as espécies já estarão procriando, por isso a importância de evitar a pesca predatória e respeitar os períodos da Piracema para preservar as espécies. O rio Cervo vai se encontrar com o Rio Mandu e posteriormente com o Rio Sapucaí.

Peixe 6 Peixe 1  Peixe 3 Peixe 4 Peixe 5

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.