Edição impressaConfira a última edição impressa

Pronto Atendimento de Borda da Mata realiza quase 2.000 atendimentos em agosto

PAtendimento

Foram exatamente 1.867 pacientes no Pronto Atendimento Municipal de Borda da Mata, sendo 1.348 atendimentos médicos e 519 pacientes que passaram com a enfermagem apenas no mês de agosto de 2013. Em média, são 60 pessoas todos os dias no Pronto Atendimento que recebem assistência médica. São 12 médicos plantonistas que se revezam sete dias por semana, 24 horas por dia para atender a demanda do município, além de oito enfermeiros e 11 técnicos em enfermagem.
No Pronto Atendimento são acolhidos apenas urgência e emergência. Os pacientes passam pelo sistema de acolhimento com classificação de risco, também conhecido como Protocolo de Manchester, conforme proposta da Portaria 2048 do Ministério da Saúde. Este serviço identifica por meio de processo de escuta e decisão qualificada a necessidade do paciente que chega ao serviço de urgência e emergência. Dessa forma, o atendimento é feito conforme critérios clínicos e não mais por ordem de chegada.
O Protocolo classifica como “Emergência” o paciente que necessita de atendimento imediato, em que há risco de morte. É classificado como “Muito Urgente” o paciente que precisa de atendimento rápido, em aproximadamente dez minutos. Atendimento “Urgente” será feito em aproximadamente uma hora e engloba pacientes que necessitam de atendimento, mas podem aguardar. Casos menos graves que podem ser assistidos ambulatorialmente são classificados como “Pouco Urgente”, por exemplo, nos casos de vômito, febre, dor leve, entre outros, estes podem esperar até duas horas. Casos de menor complexidade, classificados como “Não Urgente” que podem ser acompanhados no ambulatório têm condições de esperar até quatro horas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.