Edição impressaConfira a última edição impressa

Psicóloga fala sobre o dia dedicado à luta antimanicomial, 18 de maio

A psicóloga responsável pelo serviço de Saúde Mental da Prefeitura de Borda da Mata, Maria Amélia Gouvea Guilherme, esclarece sobre a luta antimanicomial e a data dedicada ao tema, 18 de maio.
O tema deste ano é “a cidade que queremos, seja feita nossa vontade”. Esta data simboliza a reafirmação dos direitos dos portadores de transtornos mentais a um tratamento digno, humanizado, proporcionando-lhes a possibilidade do exercício de cidadania de qualidade.
A saúde mental juntamente com as equipes da saúde da família, realizará durante o mês de maio vários encontros denominados “Tecendo Saúde” com o objetivo de tecer uma rede de apoio e inserção social dos doentes mentais do município.
Estes encontros “Tecendo Saúde” visam refletir sobre quais as alternativas em nosso município para as pessoas que, em algum momento de sua existência, se deparam com o fenômeno do enlouquecimento em si, na família e na comunidade.
Adoecer de um transtorno mental e tão natural quanto os dizeres do verso do poeta Caetano Veloso “de perto ninguém é normal”. É preciso repensar o cuidado com esses semelhantes, respeitando as diferenças e ao mesmo tempo combatendo o preconceito.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.