Edição impressaConfira a última edição impressa

Quaresma: tempo de tornar-se cristão

Na tradição da Igreja, o período da Quaresma é o momento indicado para a administração dos sacramentos, o tempo de acolher novos filhos. Não é possível se obter o processo de transformação em um breve momento, mas por meio de um caminho de conversão a ser percorrido passo a passo. E com a convicção de que esse caminho de renovação não acontece de uma só vez, mas abrange toda a vida do homem em um processo contínuo, ano após ano, sem nunca parar.Para se chegar a Deus, é preciso passar por um processo sempre novo de transformação e mudança de vida e a Quaresma tem esse propósito. Assim, o que mais nos motiva neste tempo é uma busca sincera de conversão, a metanoia, ou seja, transformação espiritual que reorienta todo o nosso ser em direção a Deus. Nesse sentido, a Igreja abraça o tempo quaresmal como um período de purificação, de tornar-se cristão, como a oportunidade de o homem deixar o mau caminho e seguir em direção a Deus, como o próprio Senhor afirma em Sua Palavra: “Pela minha vida, diz o Senhor, não quero a morte do pecador, mas que ele mude de conduta” (Ez 33, 11). Mas é preciso tomar consciência de que o se tornar cristão precisa do processo diário de ir a Cristo, renunciar a si mesmo, tomar sua cruz e seguir-Lo (cf. Mc 8, 34).Por isso, a Quaresma é marcada pelo jejum, abstinência e esmola, para lutarmos contra as tentações, unindo-nos a Cristo, que enfrentou a tentação no deserto durante quarenta dias. Um tempo realmente favorável para abandonar o “homem velho” e fazer nascer um “homem novo”. O próprio Cristo precisou passar pelo deserto, deixando-se ser tentado pelo diabo para mostrar que n’Ele fomos tentados e n’Ele vencemos o demônio. Ninguém pode vencer sem ter combatido; nem combater se não tiver inimigo e tentações.É por conta disso que a Igreja orienta ao jejum. É por meio dele que nos libertamos de nossas próprias limitações e do domínio das paixões desordenadas e nos voltamos para Deus, tornando-nos livres para os outros e para a oração. Na abertura do período da Quaresma, a Igreja usa a expressão: Jejunio mentem elevas – que significa “Pelo jejum elevais os vossos sentimentos”. São quarenta dias que a Igreja nos proporciona, por intermédio da renúncia, para que encontremos uma vida nova.

Padre Reinaldo Cazumbá da Silva é membro da Comunidade Canção Nova.  http://blog.cancaonova.com/padrereinaldo/ 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.