Edição impressaConfira a última edição impressa

Quaresma: tempo privilegiado de conversão

A Quaresma foi inspirada na grande catequese que a Igreja primitiva fazia durante quarenta dias, quando os pagãos (catecúmenos) se preparavam para receber o Batismo no Sábado Santo, dentro da Solenidade da Vigília Pascal. Acompanhavam também os irmãos que tinham cometido pecados graves para retornarem à fé. Esse tempo era marcado pela penitência, oração, jejum e escuta da Palavra de Deus, eles eram os “penitentes”, que recebiam o Batismo ou eram reintegrados à comunidade no Sábado Santo.

Esse Tempo rico e profundo da Liturgia, que a Igreja inicia na quarta-feira de cinzas e vai até o Pentecostes, é um grande momento de retiro, centro do Mistério de Cristo e da nossa fé e salvação. É um tempo privilegiado de conversão e combate espiritual, de jejum medicinal e caritativo. A Quaresma ainda é, sobretudo, tempo de escuta da Palavra de Deus, de uma catequese mais profunda que recorda aos cristãos os grandes temas batismais, em preparação para a Páscoa.

Toda a nossa vida se torna um sacrifício espiritual que apresentamos continuamente ao Pai, em união com o sacrifício de Jesus sofredor e pobre, a fim de que, por Ele, com Ele e n’Ele, seja o Pai em tudo louvado e glorificado. Por isso, a Quaresma é um caminho bíblico, pastoral, litúrgico e existencial para cada crente pessoalmente e para a comunidade cristã em geral, que começa com as cinzas e conclui com a noite da luz, a noite do fogo e da luz: a noite santa da Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vamos refletir sobre os rumos de nossa espiritualidade até a Páscoa de nosso Senhor Jesus, ou seja, a Vida Nova que o Senhor tem para nós, os exercícios quaresmais de conversão. A Liturgia da quarta-feira de Cinzas, que abre o Tempo da Quaresma, manda proclamar o Evangelhoem que Nosso Senhorfala da esmola, da oração e do jejum, conforme Mateus 6, 1-8. 16-18. Para tanto, a Igreja Ensina que os Exercícios Quaresmais de conversão são:

Oração: A Oração é a expressão máxima de nossa fé, não posso pensar na oração como algo que partisse somente de mim, mas quando o homem se põe em oração a iniciativa é de Deus que atingiu com a sua graça o coração do homem que responde à Sua graça. Toda a nossa vida deveria ser uma oração, ou seja, uma comunicação com o divino em nós.

Jejum: Jejuar é abster-se de um pouco de comida ou bebida. É estabelecer o correto relacionamento do homem com a natureza criada. A atitude de liberdade e de respeito diante do alimento tornase símbolo de sua liberdade e respeito para com tudo quanto o envolve e o pode escravizar: bens materiais, qualidades, opiniões, ideias, pessoas apegos e assim por diante. Temos mais. Jejuar significa fazer espaço em si.

 Esmola ou caridade: O que significa a esmola? Dar esmola significa dar de graça, dar sem interesse de receber de volta, dar sem egoísmo, sem pedir recompensa, em atitude de compaixão. Nisto ele imita o próprio Deus no mistério da criação e a Jesus Cristo, no mistério da Redenção.

Oremos: Comecemos alegremente o tempo do jejum e lancemo-nos no combate espiritual, guardemos nossa alma do mal e purifiquemos nossa carne. Jejuemos de toda paixão assim como de alimento e que nossas delícias sejam as virtudes do Espírito.

E que as praticando com perseverança e amor, possamos todos nós conseguir ver a venerável Paixão de Cristo e, no júbilo espiritual, a Santa Páscoa nascer de novo com Cristo ressuscitado. Amém!

Uma feliz e santa Quaresma paravocê e sua família.

 

Padre Luizinho é membro da comunidade Canção Nova. Atua como diretor espiritual e formador do pré-discipulado em Lavrinhas (SP). blog.cancaonova.com/padreluizinho/ e Twitter: @padreluizinho

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.