Edição impressaConfira a última edição impressa

Rio Mandu em Borda da Mata recebe dois mil peixes nativos de projeto ambiental da Cemig

Borda da Mata está entre as cidades mineiras beneficiadas pelo programa ambiental, Peixe Vivo, da Cemig dentre cerca de 80 cidades em todo o Estado. Na segunda-feira, dia 09/04/2012, dois mil peixes nativos da Bacia do Rio Moji das espécies dourado, piracanjuba e curimba, foram lançados no rio pelas crianças de duas salas do quinto ano da Escola Municipal Benedita Braga Cobra acompanhados do prefeito Edmundo Silva Junior, de técnicos da Cemig, entre eles o técnico em Meio Ambiente, Darly de Assis.

Antes de iniciar a soltura dos peixes, Darly já ensina as primeiras noções de preservação ambiental às estudantes “em primeiro lugar, o objetivo é conservar a espécie nativa da região e as crianças são os carros chefe desta ação, pois elas são fiscalizadoras, não tem medo de falar quem são os predadores. Elas são os pescadores de amanhã”.

A espontaneidade dos alunos ao carregar os peixes do tanque até o rio vai muito além da experiência do contato com a natureza. Luis Eduardo, de 11 anos, reafirma o que acabou de aprender “para criar os peixes, não pode botar rede”. Letícia, de 10 anos, também já sabe que “os peixes tem que ficar na natureza”. Já Jussara, também de 10 anos, repete a fala do técnico “aprendi que somos fiscalizadores do rio”.

O repovoamento de espécies nativas da Bacia do Rio Moji, de acordo com o gerente de relacionamento da Cemig, Alexandre Ribeiro de Almeida, é uma ação que visa compensar o impacto causado pelas hidrelétricas no meio ambiente, “o Programa Peixe Vivo atua na conservação dos peixes nas bacias hidrográficas onde estão instaladas usinas da Cemig”. Lançado em 2007, os peixes deste projeto são criados na Estação de Tratamento de Itutinga e direcionados para os rios do Estado. Na Bacia do Rio Grande, além de Borda da Mata, Jacutinga, Inconfidentes e Itajubá também terão rios repovoados com espécies nativas.

Segundo o técnico em Meio Ambiente, em no máximo dois anos, as espécies já estarão procriando, por isso a importância de evitar a pesca predatória e respeitar os períodos da Piracema para preservar as espécies.

Fonte: Prefeitura Municipal de Borda da Mata

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.