Edição impressaConfira a última edição impressa

Roubo de gado leva deputados de Minas à Secretaria de Estado de Defesa Social

A pedido dos deputados Antônio Carlos Arantes (PSC), João Leite (PSDB), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Inácio Franco (PV) e da deputada Maria Tereza Lara (PT) as Comissões de Política Agropecuária e Agroindustrial e de Segurança Pública da Assembleia Legislativa realizam, nesta segunda-feira (7/5/12), às 14 horas, uma visita à Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). O objetivo é tratar da violência no campo, em especial do roubo de gado e demais crimes praticados contra o patrimônio de produtores rurais.

De acordo com os parlamentares, a intenção é solicitar ao Governo que seja criada, em caráter de urgência, uma força-tarefa com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria da Agricultura, Ministério Público Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Tribunal de Justiça de Minas Gerais, para enfrentar o problema.

A visita foi motivada pela audiência pública da Comissão de Segurança Pública, realizada no dia 26 de março deste ano, quando produtores rurais estiveram na ALMG para relatar a realidade dos roubos de gadoem Minas. Naocasião, o presidente da Associação dos Sindicatos Ruralistas do Oeste Mineiro (Asrom), José Eder Leite, resumiu a indignação dos agricultores e pecuaristas mineiros. Ele disse que a entidade promoveu reuniões e audiências públicas com fazendeiros e autoridades. “Na maioria da vezes, são as mesmas quadrilhas que roubam em um lugar e outro. Já denunciamos essas pessoas e as autoridades não agem. Não queremos mais reuniões; precisamos é de ação!”, disse.

Outros produtores denunciaram que a falta de patrulhamento rural é o gargalo, uma vez que ele só acontece durante o dia e não conta com efetivo suficiente para atender a todas as regiões do Estado. “Como uma única viatura dessa patrulha vai dar conta de atuar nas oito cidades atendidas na nossa região?”, criticou Eugênio Diniz, presidente do Sindicato Rural de Pará de Minas (Centro-Oeste), dizendo ainda que “os bandidos agem à noite quando não há proteção”.

Convidados – Para a visita, foi chamado, também, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Alves do Nascimento.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.