Edição impressaConfira a última edição impressa

Santa Rita do Sapucaí ganha Centro de Serviços do Sebrae Minas

Iniciativa amplia ações de fortalecimento do Arranjo Produtivo Local de Eletroeletrônicos e o atendimento a empreendedores da região

 O presidente do Sebrae Minas, Lázaro Luiz Gonzaga inaugura, dia 2 de abril, o Centro de Serviços de Santa Rita  Sapucaí. A nova sede inova o modelo de prestação de serviços da instituição, que além de atendimento empresarial e projetos de fortalecimento de setores importantes para a economia local passa a oferecer suporte mais amplo aos empresários, como palestras, cursos e espaço para reuniões.

 

O Centro de Serviços faz parte da estratégia do Sebrae Minas de alavancar o desenvolvimento regional e promover o fortalecimento das MPE mineiras nos arranjos produtivos, por meio de capacitações em gestão, inovação e foco no mercado. Santa Rita do Sapucaí, com 40 mil habitantes, é a quarta cidade a receber o Centro de Serviços, já inaugurado nas cidades de Divinópolis, Nova Serrana e Ubá.

 

O Sebrae atua na microrregião de Santa Rita do Sapucaí, que engloba 15 municípios, há mais de 20 anos. Há quatro propôs um foco de mercado inovador para as empresas do arranjo produtivo local (APL) de eletroeletrônicos, com o projeto Building Connectivity, voltado a empresas interessadas em criar sistemas integrados para edificações. Para este setor, o Sebrae desenvolve ainda um projeto de internacionalização dos negócios e outro voltado à melhoria da competitividade das empresas do segmento de eletromédicos.

 

Santa Rita do Sapucaí é conhecida nacional e mundialmente como o “Vale da Eletrônica”, em analogia ao norte-americano “Vale do Silício”. Está a 450 Km de Belo Horizonte, 220 Km de São Paulo, abriga um dos maiores centros tecnológicos do país e catalisa conhecimentos nas áreas de eletrônica, informática e telecomunicações.

 

APL de Eletroeletrônicos

150 empresas (90% micro e pequenas)

10 mil empregos diretos

12 mil produtos/ano

Volume de exportações

2011: 7 milhões de dólares

2012: 12,4 milhões

2013: projeção de 12,9 milhões

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.