Edição impressaConfira a última edição impressa

Secretaria de Saúde de Borda da Mata adquire testes rápidos para Coronavírus

Em Borda da Mata, paralelamente às medidas de prevenção e conscientização, a Secretaria Municipal de Saúde se mobiliza com ações específicas para o monitoramento, diagnóstico e tratamento de pacientes com síndrome gripal inespecífica, considerada suspeita de Covid-19. Na primeira semana de maio, Borda da Mata adquiriu testes rápidos para o coronavírus a fim de agilizar os resultados e ampliar o número de exames realizados.
Por meio dos testes rápidos, em apenas 15 minutos já é possível identificar se o paciente é portador do vírus. Os exames convencionais, que são enviados a Fundação Ezequiel Dias (Funed) levam atualmente cerca de 15 dias para se obter o resultado. A diferença entre os dois exames é que o de laboratório é feito com a coleta de secreção nasal e bucal (orofaringe), tem uma especificidade maior e o resultado demora mais a sair. Já o teste rápido é feito por meio de coleta de sangue e o resultado sai em torno de 15 minutos.
De acordo com a Secretária de Saúde, Rosaly Esther, os testes rápidos serão utilizados conforme o protocolo definido “a prioridade são para profissionais de saúde, de segurança e idosos com síndrome gripal, já que são considerados grupos de risco e demandam uma atenção maior para a recuperação.”
 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam