Edição imprensaConfira a última edição impresa

Secretaria de Saúde de Borda da Mata reforça ações para acompanhar Cartão de Vacinação das crianças do município

Como medida de imunizar todas as crianças bordamatenses de doenças que só podem ser evitadas por meio de vacinas gratuitas distribuídas pela Secretaria Municipal de Saúde, como sarampo, paralisia infantil, rubéola e caxumba, os enfermeiros e agentes comunitários de saúde de Borda da Mata receberam treinamento da enfermeira responsável pela Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, para verificar os cartões de vacinação das crianças durante as visitas de casa em casa.
Todos as crianças até 5 anos de idade terão seus cartões verificados pelo agente comunitário e também pelo enfermeiro da área de referência. Caso a mãe, pai ou responsável se negue a apresentar o cartão na primeira e na segunda tentativa, os pais serão notificados a comparecer a Sala de Vacinas na UBS Monsenhor Pedro Cintra, no Centro, para regularizar a vacinação da criança no prazo de 30 dias.
Ainda assim, se o cartão da criança não tiver sido apresentado para acompanhamento da vacinação, a família vai ser encaminhada para o Conselho Tutelar e se persistir a negativa, os responsáveis serão levados ao Ministério Público para providências. Todas essas maneiras são para garantir que as crianças do município não corram o risco de contrair alguma doença que pode ser prevenida com vacinas. A vacinação previne doenças muito sérias que não tem cura depois de contraídas, por isso a importância de manter a caderneta de vacinas em dia.
O treinamento aconteceu no dia 15/08 para com os agentes comunitários e no dia 16/08 com os enfermeiros responsáveis pelas Unidades Básicas de Saúde.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam