Edição impressa Quer anunciar para Borda da Mata e região? Saiba como

Secretaria Municipal de Saúde esclarece dúvidas sobre vacina contra febre amarela em Borda da Mata

Febre amarela BordaA vacina contra febre amarela faz parte da rotina do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal Saúde de Borda da Mata, com atendimento diário das 7h às 13h, agora na Unidade Básica de Saúde (UBS) Monsenhor Pedro Cintra, no Centro.
Quem já tomou duas doses da vacina durante a vida, não precisa tomar mais. É preciso procurar bem o cartão de vacinação, pois a dose extra pode ser prejudicial. Já foram realizadas campanhas para febre amarela antes, portanto, é possível que grande parte da população já esteja imunizada.
Devido a incidência da doença em algumas cidades brasileiras, a procura aumentou e cerca de 350 vacinas foram aplicadas em apenas quatro dias (de 16/01/2017 a 19/01/2017). Um novo lote da vacina está previsto para chegar na primeira quinzena de fevereiro, no entanto, a prioridade na vacinação dessa vez será para a população da zona rural.
Sobre a febre amarela
A febre amarela é transmitida por uma espécie de mosquito comum na África e na América do Sul. É recomendado vacinar-se antes de viajar para certas áreas. Casos moderados provocam febre, dor de cabeça, náusea e vômitos. Casos mais graves podem gerar problemas cardíacos, renais e hepáticos fatais.
A vacinação contra a febre amarela é recomendada para uma grande área do Brasil onde a transmissão é considerada possível, principalmente para indivíduos não vacinados e que se expõem em áreas de mata, onde o vírus ocorre naturalmente. A vacina está recomendada nas ações de rotina dos programas de imunizações (Calendário Nacional de Vacinação).
Não há tratamento específico para esta doença. Os esforços se concentram no gerenciamento dos sintomas e na limitação das complicações.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Protected by WP Anti Spam
 
Copyright Tribuna Popular