Edição impressaConfira a última edição impressa

Semana Nacional de Trânsito 2013

A Semana Nacional do Trânsito começou na quarta-feira (18) e termina na próxima quarta-feira (25) de setembro. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, o álcool e outras drogas são temas inéditos desse ano, tendo como foco principal a conscientização do condutor, pedestre e ciclista que, forçosamente, dividem o mesmo espaço físico no trânsito.

Com foco no tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”, a 17ª Cia PM Ind MAT abrirá a semana realizando uma blitz educativa nesta quarta-feira (18), em conjunto com o Sest/Senat, Secretaria de Trânsito e outros órgãos, na Rodovia MG 290 em frente à 17ª Cia PM Ind MAT, com a entrega de panfletos e brindes aos participantes.

Durante a semana serão realizadas várias atividades, como palestras em escolas, stand no Shopping Serra Sul e blitz educativas. E encerrando a semana no dia 26 de setembro, será realizada uma solenidade de encerramento na Praça Senador José Bento em Pouso Alegre, às 15h, onde serão premiados os alunos de escolas municipais, ganhadores do concurso de redação com o tema da Semana Nacional de Trânsito 2013.

O tema deste ano é muito importante, pois sabemos que uma grande parte dos acidentes de trânsito é causada pelo uso de bebidas alcoólicas. O álcool assim como outras drogas é considerado psicotrópico, ou seja, ele atua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento de quem o consome.

O fato acima explica claramente o porquê de muitos acreditarem que estão em condições de dirigir mesmo após terem bebido. Porém, este é um grande erro, pois se aqueles que bebem, inclusive em pequenas doses, não conseguem perceber nenhum de seus erros, certamente serão incapazes de perceber seus erros ao dirigir, e estes, podem ser fatais.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), são registrados 350 mil acidentes por ano, resultando em 35 mil mortos e 450 mil feridos. Em 61% dos casos, o motorista tinha bebido. Quando houve vítimas fatais, o condutor estava alcoolizado em 75% dos casos. Os adolescentes e jovens adultos estão entre as principais vítimas dos acidentes no trânsito. É uma das causas mais frequentes de mortes na faixa etária dos 15 aos 29 anos.

O objetivo da ação educativa é sensibilizar os motoristas, pedestres e ciclistas a serem mais conscientes no trânsito, bem como conscientiza-los sobre os riscos e consequências do uso do álcool e drogas ao dirigir, visando garantir maior segurança no trânsito.

 

Assessoria de Comunicação Organizacional da 17ª Cia PM Ind MAT

Paz no Trânsito, Natureza Viva.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.