Edição impressaConfira a última edição impressa

SESI faz parceria com agência humanitária de combate à fome

O Conselho Nacional do SESI assinou na Segunda-feira (20.05) um Protocolo de Intenções com o Centro de Excelência contra a Fome, entidade que integra o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA). O objetivo é levar informações sobre alimentação saudável à população dos países onde o PMA é desenvolvido, por meio do programa de educação alimentar SESI Cozinha Brasil.

A parceria possibilitará que gestores e profissionais da área de segurança alimentar – como merendeiras de escolas, creches e asilos – sejam capacitados em oficinas sobre alimentação saudável, aproveitamento integral dos alimentos, valorização dos produtos da agricultura familiar e aprimoramento da qualidade da alimentação escolar.

A assinatura ocorreu durante a abertura do Fórum Global de Nutrição Infantil, no Complexo da Costa do Sauípe, na Bahia. Organizado pela Global Child Nutrition Foundation (Fundação Global para a Nutrição Infantil), o evento, que acontece até a próxima sexta-feira (24), irá promover discussões em torno do tema “Alimentação Escolar, Um Investimento Nacional: Como Alcançá-lo”. São esperados durante cerca de 300 representantes de mais de 40 países oriundos da África, América Latina, América do Norte e Ásia, incluindo ministros de estado, especialistas e representantes do setor privado e da sociedade civil.

Para o diretor do Centro de Excelência contra a Fome, Daniel Balaban, o fórum terá grande importância para o desenvolvimento de programas de alimentação escolar, especialmente em países africanos.

Na avaliação do presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, o trabalho da entidade está em consonância com essas iniciativas. “Enriquecer a alimentação dos brasileiros por meio de técnicas inteligentes de manipulação e preparo dos alimentos, promovendo a mudança de hábitos e uma alimentação saudável, é o objetivo do programa Cozinha Brasil”, destaca Meneguelli. “Em nove anos, um milhão de pessoas foram atendidas pelo programa em todo o Brasil, entre elas mais de 10 mil merendeiras”, afirmou.

Durante o Fórum, serão oferecidos cursos do programa Cozinha Brasil aos profissionais responsáveis pelas áreas de alimentação e bebidas do Complexo da Costa do Sauípe. Além disso, a tecnologia será apresentada a autoridades e representantes dos países participantes que terão oportunidade de fazer oficinas sobre alimentação saudável.

Atuação Internacional

O Cozinha Brasil está presente em todos os estados brasileiros atendendo os trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidade. Nos últimos anos, tem despertado o interesse de outros países, tendo sido reconhecido pela Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) como um modelo a ser seguido. Em parceria com o Governo Federal, foi levado ao Uruguai e a Moçambique. O programa também está em fase de implementação na Guatemala, El Salvador e Honduras.

A expansão do Cozinha Brasil aconteceu por solicitação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no seu primeiro mandato presidencial para que propostas exitosas de combate à fome e à miséria no Brasil fossem levadas para outros países da América Latina, principalmente aos países de língua portuguesa. No entanto, a demanda tem partido dos mais diferentes países, inclusive da África.

Turminha Cozinha Brasil

A alimentação das futuras gerações também é uma preocupação do SESI. Para conscientizar sobre a necessidade da obtenção de hábitos de vida mais saudáveis entre os pequenos, a partir deste ano, a entidade vai oferecer oficinas do Cozinha Brasil para os filhos dos industriários e crianças da comunidade em geral. O objetivo é reduzir as taxas de obesidade infantil e mostrar é que possível se alimentar bem desde cedo.

Pesquisa de impacto social do Cozinha Brasil

O SESI realizou uma pesquisa para mensurar os impactos sociais, econômicos e financeiros do Programa. O estudo do impacto econômico constatou a evolução dos alunos em relação ao desperdício de alimentos. Considerando o universo de participantes dos cursos em todo o país, o retorno é de R$ 7,19 para cada R$ 1,00 investido no Programa. 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.