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Sonia Abrão cai na rede de maiô: “internet não é lugar para ‘foto proibida’”, frisa estrategista em marketing digital

Episódios de terça-feira(10) com a jornalista mostram a força de redes sociais, para a construção e para a desconstrução de imagens

A jornalista e apresentadora de televisão Sonia Abrão é o assunto mais comentado da internet brasileira nesta terça-feira, 10 de abril. Ela apareceu no Intragram, rede de compartilhamento de fotos, em frente a um espelho, de maiô. A foto saiu da internet, ganhou as TVs e gerou milhares de comentários. Sonia alegou ter sido pega de surpresa, acreditando que a foto estaria restrita. “Não é o primeiro caso. É preciso que as pessoas saibam que internet não é lugar de ‘papo de bar’ ou ‘foto proibida’. Não dá para postar comentários, fotos ou vídeos imaginando que outros não irão ver”, afirma o estrategista em marketing digital Gabriel Rossi.

Há cerca de um ano caso semelhante aconteceu com o cantor Ed Motta. Após críticas ácidas em seu perfil no Facebook, contra mulheres e colegas de profissão, ele teve de se retratar e reconhecer que errou. Em sua defesa, alegou que “todas as pessoas fazem isso nos bares, em casa”.

Para Rossi, diretor da Gabriel Rossi Consultoria, os exemplos de Motta e Sonia Abrão devem ser levados em conta por todos que estão em redes sociais como o Facebook, o Twitter, o Instagram e o YouTube. “A privacidade é o Santo Graal na internet. As plataformas das redes sociais são ferramentas que possibilitam um relacionamento mais direto e um compartilhamento mais dinâmico e democrático de opiniões e informações. Mas coerência, respeito e bom senso são pontos essenciais a serem observados ao utilizarmos estes instrumentos”, diz.

Ao justificar os posts equivocados no Facebook, Ed Motta afirmou desconhecer o funcionamento da rede. Disse que não sabia que seu perfil no Facebook estava aberto ao público e que eram apenas “brincadeiras com os amigos”, “sacanagem”. Suas declarações motivaram reportagem da Folha de S. Paulo, e o caso ganhou ampla repercussão na mídia.

Já Sonia comentou nesta terça-feira: “Não estou acreditando que tenha acontecido isso! Eu tenho o Instagram há cerca de seis semanas e não imaginava que as pessoas sabiam disso. Era uma coisa só minha, para eu colocar minhas coisas particulares”.

“É fundamental saber que além dos seguidores, a imprensa brasileira está atenta às páginas nas redes sociais. Agora as redes sociais estão afetando a grande mídia. Muita gente até tem utilizado isso, tentando uma fama instantânea”, garante Gabriel Rossi.

 

 

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