Edição impressaConfira a última edição impressa

SRS/Pouso Alegre recebe equipe do programa de combate ao consumo de drogas “Aliança Pela Vida”

A Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre vai realizar na próxima semana, 21/06 (sexta-feira), reuniões do “Programa Aliança Pela Vida”.

O Programa tem por objetivo desenvolver ações para enfrentar os problemas relacionados ao consumo e tráfico de drogas, sobretudo o crack, e é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado de Assistência Social e a Secretaria de Estado de Defesa Social.

 

Uma das ações do programa é a “Rua Limpa das Drogas”, que nada mais é que o acolhimento dos usuários que aceitam serem tratados e encaminhados para Clínicas de Tratamento e Comunidades Terapêuticas.

O grupo também vai realizar reuniões em Itajubá, no dia 19/06, quarta-feira, e em Poços de Caldas, no dia 20/06, quinta-feira.

 

Para a realização das reuniões nas regiões de saúde, vão estar presentes a Subsecretária Estadual de Políticas sobre Drogas, Vânia Anatólio Lima, e Cátia Regina Gomes de Araújo, da Secretaria de Estado da Saúde e membro da Equipe Aliança pela Vida.

 

O Governo de Minas Gerais já financia por ano o tratamento de 1,6 mil dependentes químicos no estado. A expectativa é que, até o final do ano de 2013, o custo seja totalmente pago por meio do “Cartão Aliança pela Vida”, que garante o repasse de R$ 900,00 mensais para as Comunidades Terapêuticas e Clínicas credenciadas.

O cartão não é dinheiro, não possui utilidade alguma fora das clínicas e apenas funciona no “software” desenvolvido para essa utilidade, o qual vai ser instalado somente nas Clínicas e Comunidades Terapêuticas credenciadas pelo programa.

Uma das novidades em relação ao “Cartão Aliança pela Vida” é a parceria com os municípios aderidos ao programa, que se tornam porta de entrada para o tratamento. Nesta nova fase, o acolhimento das pessoas é feito por meio de serviços do município. As prefeituras também são as responsáveis pelo repasse dos cartões, que, em princípio, são entregues às famílias, mas posteriormente ficam com o paciente durante todo o tratamento.

 

“O programa vai ampliar a assistência aos dependentes químicos, efetivando as ações hoje oferecidas”, afirma o Superintendente Gilberto Carvalho Teixeira.

 

 

Panmela Oliveira

Estagiária em Assessoria de Imprensa

 

Hugo Ferreira

Estagiário em Assessoria de Imprensa

 

Hellen Morais

Professora Orientadora – Mtb 05774 JP

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.