Edição impressaConfira a última edição impressa

Sul de Minas analisa programas de saúde do PPAG

Na quarta-feira (31/10), Poços de Caldas foi sede da revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2012/2015, exercício 2013, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O tema, abordado no município, foi os programas estruturadoresem saúde. Opresidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e o presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Mosconi (PSDB) analisaram e ouviram as sugestões da sociedade para o setor.

 

“Estamos fazendo a revisão sobre o planejamento do Governo do Estado para a saúde junto com os mineiros. É nosso intuito que todos possam contribuir e fazer uma política mais integrada na realidade local. Uma cidade sozinha não consegue suprir as suas necessidades no setor. Mas, se pensarmos regionalmente, vamos melhorar o atendimento à população”, explicou Mosconi.

 

Cerca de 200 pessoas, entre atuais e futuros prefeitos, vereadores, secretários municipais de saúde, gestores hospitalares e, até mesmo, representantes da tribo indígena Xucuru-Kariri, fizeram suas sugestões para a melhoria da área.

 

Estruturadores – A rede de Atendimento em Saúde possui quatro programas estruturadores: o Saúde Integrada, o Redes Integradas de Serviços de Saúde, o Saúde em Casa e o Saneamento para Todos. Segundo o representante da Secretaria de Estado de Saúde (SES) Francisco Tavares, o Saúde Integrada é um completo sistema logístico para fazer funcionar adequadamente o sistema de saúde público de Minas Gerais, como os meios de transporte e o call center.

 

O Redes Integradas de Serviços em Saúde concentra esforços no atendimento das principais causas de óbitos no Estado, como a rede de urgência e emergência. O deputado Mosconi informou que Poços de Caldas e Varginha receberão dois centros de referência desse serviço. O programa Saúde em Casa enfatiza ações de promoção, prevenção e assistência à saúde da família. Já o Saneamento para Todos, como o próprio nome diz, promove a saúde por meio do acesso adequado ao saneamento básico.

 

Revisão – Do dia 5 ao dia 13 de novembro, a revisão do PPAG ocorrerá em Belo Horizonte. Elaborado a cada quatro anos, o PPAG estabelece, de forma regionalizada, os objetivos, as metas e os investimentos da administração pública em saúde, educação, estradas, meio ambiente, segurança pública, assistência social, entre outras áreas. O plano com a revisão para o exercício de 2013 tramita na ALMG sob a forma do Projeto de Lei (PL) 3.472/12, de autoria do governador do Estado.

 

A ALMG é a única Assembleia Legislativa do país a fazer revisões anuais do PPAG. “Exercemos a nossa democracia, cada vez mais participativa, em prol da elaboração de leis aprimoradas pela população mineira. As boas ideias são, de fato, acolhidas e colocadas em prática”, concluiu o presidente Dinis Pinheiro.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.