Edição impressaConfira a última edição impressa

Tecnologia já controla venda de medicamento

Anvisa quer maior vigilância dos remédios com sistema de rastreabilidade

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) começou a discutir a proposta de criação de um sistema de rastreabilidade dos medicamentos brasileiros da indústria ao consumidor. Além de inibir a falsificação e a comercialização de medicamentos contrabandeados em farmácias, o sistema permite aumentar o controle para uso adequado de remédios pela população.

 

Luiz Carlos Silveira Monteiro, presidente da ePharma, ressalta que o país já dispõe de soluções que contribuem para aumentar o controle de medicamentos. Hoje, é possível monitorar os medicamentos cuja venda é condicionada à apresentação de receita médica. “Um dos exemplos é o sistema implantado pelas empresas de assistência farmacêutica, também conhecidas internacionalmente por PBMs (Pharmacy Benefit Management). O controle começa com a prescrição da receita pelo médico, que é cadastrado no sistema”, explica.

 

O próximo passo do sistema ocorre na farmácia. “O beneficiário apresenta seu cartão e a receita. Os dados são incluídos no Sistema Autorizador e imediatamente checados online e real time no banco de dados. Essas empresas já estão aparelhadas para checar, nessa hora, eventuais interações medicamentosas (entre dois ou mais medicamentos). O sistema pode ainda consultar a interação droga-paciente, checando eventuais contra-indicações do paciente cadastradas no banco de dados a determinados medicamentos”, esclarece Monteiro. Na última etapa, realizada em segundos, a informação retorna à farmácia, com a autorização validada.

 

A proposta da Anvisa prevê que em três anos todos os medicamentos comercializados no país tenham uma espécie de “carteira de identidade”, podendo ser, individualmente, rastreados da indústria até o consumidor. Hoje, o setor pode apenas localizar o lote.

Sobre a ePharma

Fundada em 1999 por profissionais e companhias da área de saúde, a ePharma tem foco na gestão moderna da assistência farmacêutica, integrando benefícios e ações ligadas à saúde. A empresa dispõe de uma equipe multidisciplinar das áreas de gestão, tecnologia e saúde. Entre os mais de 200 clientes da companhia, estão grandes corporações como Petrobras, Unilever, Claro e Vivo.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.