Edição impressaConfira a última edição impressa

Terceira etapa do mutirão de cirurgia de catarata atende mais 78 pessoas em Borda da Mata

A terceira etapa do mutirão de cirurgia de catarata atende mais 78 pessoas de cidades do Sul de Minas em Borda da Mata. Os pacientes que operaram um dos olhos na segunda etapa do mutirão, nos dias 13 e 14 de abril, voltaram ao Hospital Afonsina Reis Megale no dia 16/05 para operar o segundo olho.

De Borda da Mata, 25 pessoas participaram, é o caso da senhora Júlia de Melo Marçal, de 67 anos, que operou o olho esquerdo no dia 13 de abril e voltou para fazer a cirurgia do olho direito “a primeira operação foi um sucesso, depois da cirurgia de hoje vou estar ainda melhor” comenta.

Maria da Silva Machado de 75 anos é de Silvianópolis, esta é a segunda vez que vem a Borda da Mata, a primeira foi em 14 de abril quando realizou a cirurgia no olho direito, no dia 16/05 prestes a realizar a operação no olho esquerdo, ela já comemora “não conseguia nem enfiar a linha na agulha, agora posso até costurar”.

A equipe médica é a mesma das duas etapas anteriores do mutirão, formada por 11 pessoas chefiadas pelos médicos Hernani Dias de Souza e Marcos Guilherme Silva. São realizadas quatro cirurgias por vez, duas macas para cada médico. A equipe é composta por enfermeiros, fisioterapeuta, auxiliares e técnicos em enfermagem.?

Desde dezembro de 2011, 329 mineiros do Sul do Estado já voltaram a enxergar depois de participarem do mutirão de cirurgia de catarata em Borda da Mata. A realização das cirurgias é resultado da parceria entre a Secretaria da Saúde de Borda com o Hospital Afonsina Reis Megale, o CISMARPA – Consórcio Intermunicipal de Saúde de Poços de Caldas e a Secretaria de Estado da Saúde.?

De acordo com a secretária de Saúde, Nádia dos Santos Pádua, o mutirão em Borda da Mata conseguiu suprimir a demanda existente no município, e ainda colocou a cidade em destaque no Estado “por meio das parcerias realizadas, foi possível, além de beneficiar mais de 300 pessoas, mostrar que a cidade tem estrutura para realizar, com sucesso, eventos como este na área da saúde pública.”?

O mutirão aconteceu em três etapas. A primeira no dia 22 de dezembro de 2011, a segunda fase nos dias 13 e 14 abril de 2012 e a terceira é realizada em 16 de maio de 2012. Pacientes de dez cidades diferentes realizaram as cirurgias, além de Borda da Mata, Heliodora, Turvolândia, Tocos do Moji, Bom Repouso, Senador Amaral, Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas, Natércia e Silvianópolis.?

Todo o tratamento foi realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a todos os pacientes.? Em Borda da Mata, os exames de triagem aconteceram no Centro Médico Benedito Cobra Neto.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Borda da Mata

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.