Edição impressaConfira a última edição impressa

Tratamentos ajudam no combate à calvície

O transplante capilar é técnica que pode resolver problemas capilares  proporcionando um aspecto natural para os cabelos, informa Dra. Leila Bloch, médica dermatologista e cirurgiã capilar

Afinamento e diminuição da quantidade de fios, e visualização do couro cabeludo por entre os cabelos são os primeiros sinais de calvície, uma alteração estética que assusta homens e mulheres. A Dra. Leila Bloch (CRM-SP 108287), médica dermatologista, cirurgiã capilar, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da ISHRS – International Society of Hair Restoration Surgery, explica que “é normal a perda de 100 fios por dia, em média. Mas, se eles caírem excessivamente por mais de 2 a 3 meses, é preciso procurar um médico dermatologista para avaliar as possíveis causas. É preciso ficar alerta quando os fios caem rapidamente e começam a afinar, quando a pessoa percebe diminuição de volume, presença de falhas ou rarefação capilar em algumas áreas do couro cabeludo.  A mulher consegue perceber isso até mesmo pela necessidade de dar mais voltas no elástico quando faz um rabo de cavalo”.

De acordo com estudos científicos, os homens são os mais afetados pela calvície e a principal causa é hereditária, em função da Alopecia AndrogenéticaAlgumas etnias são mais propensas ao desenvolvimento da calvície, assim como os árabes e caucasianos. Quando isso acontece, existe maior sensibilidade à ação hormonal da diidrotestosterona (ativo do hormônio testosterona formado na próstata e nos testículos),  que acelera o afinamento dos fios e queda mais constante e o pior: os fios não voltam mais”, esclarece a médica.

Além disso, a dermatite seborréica, deficiência de ferro, oligoelementos, vitaminas, alteração de funcionamento da glândula tireoide, estresse, pós-parto e algumas doenças auto imunes podem desencadear a queda de cabelos e o processo de calvície. “Após o diagnóstico, podem ser indicados tratamentos personalizados mais adequados a cada situação’ , conclui  Dra. Leila.

 

Abaixo os tratamentos clínicos e cirúrgicos considerados mais eficazes para a queda de cabelo e a calvície. Confira:

· Transplante capilar: técnica cirúrgica que restaura a densidade capilar e faz aumentar a quantidade de cabelos, sem perder a naturalidade dos fios, que caem e crescem normalmente. Para isso, é preciso que o paciente tenha uma área doadora suficiente de fios. A cirurgia é uma alternativa para as pessoas que se sentem incomodadas com a estética prejudicada devido à falta de cabelos. As técnicas de transplante capilar acompanharam o avanço da medicina, para garantirem resultados naturais. Os fios são colocados um a um, como são encontrados normalmente no couro cabeludo. Na área da cicatriz, É realizada uma sutura tricofitica, em que nascem cabelos mesmo na própria cicatriz.

 

  • Fotobioestimulação por meio do LED (sigla para Luz Emitida por Diodo) : é um tipo de laser de baixa potência desenvolvido especificamente para tratamento de estímulo capilar por meio do prolongamento do ciclo de vida dos fios. É indicada para  pessoas com queda acelerada e em maior quantidade do que o normal. É um tratamento não invasivo, indolor, com duração de apenas20 a30 minutos por sessão e que não apresenta efeitos colaterais.

 

  • Peeling Capilar:  combate a descamação e oleosidade no couro cabeludo. Após a limpeza, o resultado dos tratamentos tópicos é potencializado, além de reduzir a inflamação decorrente da oleosidade, que auxilia no processo de perda capilar.

 

  • Tratamento de  Indradermoterapia: consiste em injeções de minoxidil, D-pantenol e fatores de crescimento. Coadjuvante do tratamento clínico, por ser injetável, propicia efeito mais rápido na interrupção da queda. O minoxidil é um medicamento vasodilatador, que auxilia no fluxo de nutrientes para o couro cabeludo. Alem disso, por irritação, ajuda a fazer crescer alguns cabelos finos.

 

  • Loções capilares com agentes tópicos:  trazem em sua formulação a substância minoxidil (que prolonga a fase de crescimento dos fios) é indicada para as pessoas que estão no início do processo da calvície.

 

  •  Shampoos de combate à oleosidade: a Dermatite Seborreica(ou caspa) induz oleosidade, o que gera inflamação e faz com que os cabelos caiam um pouco mais rapidamente. O uso de shampoos adequados auxilia a evitar esse tipo de queda. Indicado como adjuvante de tratamento.

 

  • Finasterida (comprimidos à base de inibidores da enzima 5-alfa-redutase): esse medicamento de uso oral, aprovado pela Food and Drug Administration EUA (FDA) ,  evita que os cabelos afinem e é para o tratamento da perda de cabelo nos homens e mulheres. A enzima 5-alfa-redutase  acelera a transformação do hormônio masculino, testosterona,  em Diidrotestosterona (DHT), fator principal que acelera a calvície entre os homens, por isso a substância inibe sua ação.

 

 

Sobre a Dra. Leila Bloch (CRM-SP 108287) – Médica dermatologista e cirurgiã capilar, Dra. Leila Bloch atua com novas técnicas de transplante capilar, calvície e tratamento clínico de queda de cabelo e de doenças relacionadas ao couro cabeludo, como alopécias, psoríase e dermatite seborreica. Diretora da Clínica Bloch, ela é graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, da ISHRS – International Society of Hair Restoration Surgery e da North American Hair Research Society (NAHRS). A dermatologista integra o Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e atua diretamente em pesquisas científicas, com trabalhos divulgados em revistas nacionais e internacionais, além de participar de congressos e cursos em todo o mundo. Sua clínica, localizada no bairro do Itaim Bibi,em São Paulo, oferece tratamento cirúrgico de transplante capilar para a calvície e tratamento clínico de queda de cabelo para homens e mulheres.

 

 

 

 

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.