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Turismo no inverno deve crescer 26,6% em 2013

Mesmo com a valorização do dólar, destinos internacionais devem ser os mais procurados

 

Estudo realizado pelo Ipeturis (Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo), a pedido do Sindetur-SP (Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo), analisou a expectativa de movimentação de viagens organizadas na temporada de inverno 2013 em todo o Brasil. Para 36,6% das agências de turismo e operadoras de viagem consultadas, a movimentação este ano será 26,6% maior em relação ao ano anterior.

“A alta do câmbio foi um dos principais fatores citados pelos entrevistados como motivador para o aumento de viagens domésticas”, explica Marciano Freire, diretor do Ipeturis. O aumento do poder aquisitivo do brasileiro e acesso ao crédito (9,5%) e as ações empreendidas pelas próprias empresas (8,3%) também são justificativas destacadas para as expectativas otimistas.

Foram consultadas empresas que atuam na organização de viagens e turismo, com destaque para agências, que representam 75% da amostra. A maioria das entrevistadas foi da região Sudeste (44%), seguida por empresas do Nordeste (20%) e região Sul (16%).

Segundo a pesquisa, é na região Sudeste que se concentra a maior parte das empresas ligadas ao turismo, destaque para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em terceiro lugar estão Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul, cada um com 6,4% das empresas da amostra.

Participaram da pesquisam, empresas de 47 cidades brasileiras, destaque para as cinco mais representadas: São Paulo (16,1%), Rio de Janeiro (15,5%) Brasília (6,4%), Belo Horizonte (6,1%). Curitiba (5,8%) e Porto Alegre (5,5%).

Regiões sedes das empresas consultadas

 

 

Segundo a pesquisa, é na região Sudeste que se concentra a maior parte das empresas ligadas ao turismo, destaque para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em terceiro lugar estão Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul, cada um com 6,4% das empresas da amostra.

Participaram da pesquisam, empresas de 47 cidades brasileiras, destaque para as cinco mais representadas: São Paulo (16,1%), Rio de Janeiro (15,5%) Brasília (6,4%), Belo Horizonte (6,1%). Curitiba (5,8%) e Porto Alegre (5,5%).

 

 

Principais cidades sedes das Empresas

 

  Cidade %
1 São Paulo 16,1%
2 Rio de Janeiro 15,5%
3 Brasília 6,4%
4 Belo Horizonte 6,1%
5 Curitiba 5,8%
6 Porto Alegre 5,5%
7 Fortaleza 3,3%
8 Salvador 3,3%
9 Recife 3,0%
10 Campo Grande 2,8%
11 Florianópolis 2,5%
12 Aracaju 1,7%
13 Belém 1,7%
14 Cuiabá 1,7%
15 Goiânia 1,7%
16 Maceió 1,7%
17 Manaus 1,7%
18 Natal 1,7%
19 Niterói 1,7%
20 Porto Velho 1,7%
21 Teresina 1,7%

 

Expectativas de Viagens

Para a maioria das empresas consultadas (36%), a movimentação de turistas na Temporada de Inverno 2013 será maior do que no mesmo período do ano anterior. Para outros 31,6% dos entrevistados, este ano deve ser semelhante à temporada de 2012 em termos de negócio. Empresas de turismo com expectativa pessimista representam 32% da amostra. Entre as empresas que esperam maior movimentação nesta temporada, o aumento médio estimado é de 26,6% em relação à temporada passada.

 

Expectativa das empresas para Turismo no Inverno em relação a 2012

 

 

 

Empresas otimistas

 

Para 22,7% dos entrevistados, a alta do câmbio é o principal fator para o aumento na movimentação de venda dos destinos domésticos nesta Temporada de Inverno 2013.  O aumento do poder aquisitivo do brasileiro e o acesso ao crédito foram citados por 9,5% das agências de turismo. Ações empreendidas pelas próprias empresas foram citadas por 8,3% das entrevistadas para justificar a expectativa otimista.

 

Motivos para a expectativa de aumento da movimentação em 2013

 

 

 

 

Empresas PESSIMISTAS

As empresas que esperam menor movimentação de turistas na Temporada de Inverno 2013 indicaram uma previsão de queda de 29% em média em relação à temporada passada.

 

Distribuição das empresas por faixa expectativa de queda da movimentação

 

 

 

 

Expectativas de Viagens

Para 48,3% das empresas da região Sul, a movimentação de turistas nesta temporada será maior em comparação com a temporada anterior. Em seguida, entre as regiões com maior otimismo frente à temporada estão as regiões Nordeste (45,1%) e Norte (44,8%).

 

Expectativas da movimentação de viajantes em comparação por região

 

 

 

 

 

 

Preferência por Destinos

As empresas consultadas esperam relativo equilíbrio na preferência dos viajantes entre os destinos nacionais e internacionais, com uma pequena preferência para os destinos internacionais, que representam 53,2% das indicações das empresas. “Mesmo com a valorização do dólar, o câmbio ainda é um forte motivador”, ressalta Marciano Freire, diretor do Ipeturis.

Os destinos mencionados espontaneamente pelos entrevistados como os mais procurados nesta temporada foram: Gramado (12,6%), Fortaleza (12,1%), Natal (9,1%), Rio de Janeiro (8,6%) e São Paulo (6,7%).

Sol e praia fazem da região Nordeste o destaque (45%) entre os destinos nacionais citados pelos entrevistados. A região Sul, tradicional destino de inverno, figura na sequência com 26,8% das menções e a região Sudeste alavancada por Rio de Janeiro e São Paulo, com 22,5%. “Alguns entrevistados citaram a Copa das Confederações e a Jornada da Juventude como motivadores da escolha pelo Rio de Janeiro como destino na temporada”, lembra Marciano Freire, diretor do Ipeturis.

 

Regiões com as expectativas de maiores vendas entre os destinos nacionais

 

 

 

Destinos nacionais com as expectativas de maiores vendas

 

Destino nacional %
Gramado 12,6%
Fortaleza 12,1%
Natal 9,1%
Rio de Janeiro 8,6%
São Paulo 6,7%
Maceió 5,5%
Salvador 5,3%
Campos do Jordão 4,3%
Canela 2,7%
Porto Alegre 2,7%
Porto de Galinhas 2,7%
Brasília 2,5%
Porto Seguro 2,5%
Recife 2,5%
Foz do Iguaçu 2,2%
Florianópolis 1,6%
Serras Gaúchas 1,5%
Curitiba 1,4%
João Pessoa 1,1%

 

Entre os estados onde estão localizados destinos de maior movimentação de vendas mais citados pelos entrevistados, destacam-se Rio Grande do Sul (21,2%), Ceará (12,4%) e São Paulo (11,5%). O clima frio e os atrativos das serras são os maiores motivadores das vendas dos destinos gaúchos, enquanto os destinos do Nordeste destacam-se pelo sol e praia.

 

Estados com as maiores expectativas de vendas entre os destinos nacionais

UF %
RS 21,2%
CE 12,4%
SP 11,5%
BA 9,6%
RJ 9,4%
RN 9,3%
PE 7,0%
AL 5,9%
PR 3,8%
SC 2,7%
DF 2,5%
MG 2,0%
PB 1,4%
GO 1,1%
MS 0,7%
MA 0,6%
ES 0,4%
AM 0,3%
MT 0,3%
SE 0,3%
RO 0,2%
AC 0,1%
AP 0,1%
TO 0,1%

 

 

Destinos Internacionais

Entre os destinos internacionais mencionados espontaneamente pelos entrevistados, os destaques são: Buenos Aires (12,7%), Disney e Orlando (12,3%), Bariloche (11,5%)  Paris (11,1%) Miami (9,3%), Nova Iorque (8,4%) Santiago do Chile (7,8%) e Lisboa (4,7%).

 

Destino internacional %
Buenos Aires 12,7%
Disney, Orlando ou Flórida 12,3%
Bariloche 11,5%
Paris 11,1%
Miami 9,3%
Nova Iorque 8,4%
Santiago 7,8%
Lisboa 4,7%
Cancún 2,0%
Londres 2,0%
Madrid 1,9%
Roma 1,5%
Barcelona 1,2%
Punta Cana 1,2%

 

A América do Sul é o grande destaque entre os destinos internacionais citados pelos entrevistados, com 34,5% da preferência dos turistas. A Europa é a segunda região de maior destaque, com 31,4% das menções, seguida pela América do Norte com 30%.

 

 

 

 

Quando analisados os países de localização dos destinos mais citados pelos entrevistados, nota-se uma preponderância dos Estados Unidos, com 27,3% da preferência dos viajantes. Em seguida, figuram com destaque a Argentina (22%), França (10,7%) e o Chile (10,3%). “O clima frio e as estações de esqui são os grandes atrativos dos países sul-americanos, como Argentina e Chile, enquanto as compras e a imagem consolidada do destino são o destaque nos EUA”, explica Marciano Freire, diretor do Ipeturis.

 

Países com as maiores expectativas de vendas entre os destinos internacionais

 

País %
EUA 27,3%
Argentina 22,0%
França 10,7%
Chile 10,3%
Itália 5,3%
Portugal 4,9%
Espanha 3,4%
Inglaterra 2,4%
Peru 1,6%
México 1,5%
Turquia 1,4%
Alemanha 1,3%
Canadá 1,2%
Portugual 1,0%

 

SOBRE O IPETURIS

Fundado e mantido pelo Sindetur-SP, o Ipeturis foi criado em 2002 com a missão de promover pesquisas, estudos e capacitação com o objetivo de aprimoramento técnico e o desenvolvimento econômico do setor de turismo em todos os seus segmentos. São mais de 30 trabalhos desenvolvidos, entre eles a elaboração de estudos de natureza ambiental, administrativa, econômica e jurídica, além de indicadores do setor de turismo, análise de situação e tendências do mercado, avaliação de programas de produtividade, qualidade e gestão.

 

SOBRE O SINDETUR-SP

Presidido pelo empresário Eduardo Nascimento, o Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo foi fundado há mais de 60 anos e é o representante legal de mais de 6,6 mil empresas de turismo no estado de São Paulo. A entidade cumpre o papel de foro permanente de estudos e debates da indústria do turismo, na perspectiva do desenvolvimento técnico e econômico do setor de agenciamento de serviços turísticos. Faz parte da missão do SINDETUR-SP o aprimoramento dos agentes de turismo por meio da capacitação profissional, proporcionando acesso gratuito à informação técnica, atualizada e de qualidade.

 

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

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Tel.: (11) 5053-6100
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Fernanda Barbosa –

 

 

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