Uma casa de misericórdia para edificar o amor de Deus aos homens
|“Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, eterna é a sua misericórdia” (SI 117). Recordo que este salmo acompanha a vida do fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, há quase quarenta anos, quando o conheci. Fazendo memória da nossa história, percebo que Deus, já naquela época, colocava como um embrião no coração do Monsenhor o que seria a Canção Nova na sua essência: uma casa de misericórdia.
Ao se referir sobre o que Deus lhe concedeu em sua inspiração, ele declara: “a certeza que fica em mim é a de que construímos na Canção Nova,em Cachoeira Paulista, o Santuário da Divina Misericórdia – um santuário grande e acolhedor, cujas dimensões mostrem a ilimitada vontade do coração de Jesus de receber nele uma multidão de filhos de seu Pai misericordioso, especialmente os mais pecadores. E vejo que a vontade de Deus vai além: ele quer que a Canção Nova (pessoas e obra) seja o Grande Santuário da Divina Misericórdia.
Não foi à toa que Deus nos deu poderosos meios de comunicação de massa: eles podem elevar quase ao infinito as possibilidades de comunicar este anúncio. O Senhor nos quer realizando concretamente o que o papa Paulo VI proclamou na Evangelii Nuntiandi: ‘atingindo multidões e a cada um’, penetrando-lhes a consciência e o coração com a graça avassaladora da Divina Misericórdia, transformando-os em homens e mulheres novos.
Não se trata simplesmente de propagar a devoção à Divina Misericórdia. É muito mais: Seremos formados pelo Senhor para termos os mesmos sentimentos do seu coração para com todas as pessoas que Ele puser em nosso caminho. Assim formaremos um só corpo e seremos o Grande Santuário da Divina Misericórdia. Levaremos sua Misericórdia a todas as pessoas e seremos o coração, a face, o olhar e o sorriso de Jesus para recebê-las com amor e infundir-lhes confiança. Tudo o que fizermos somos chamados a viver a misericórdia, como cantamos neste “Hino do Santuário do Pai das Misericórdias”, da cantora e missionária Salette Ferreira:
“Pai das Misericórdias, no teu templo construído
De história de teu povo, tão sofrido
Mas de muita fé recebestes nossas dádivas, recebestes nossas lágrimas e fizestes um altar de adoração
E louvor de tua glória, e louvor da misericórdia
Que brotou do teu grande coração de Pai
Nós estamos reunidos para agradecer, teu amor, teu perdão, e misericórdia
Recebestes nossas lágrimas
E fizestes um altar de adoração e louvor de tua glória, e louvar da misericórdia
Que brotou do teu grande coração de Pai”.
Deus o abençoe!
Luzia Santiago
*Luzia Santiago é cofundadora da Comunidade Canção Nova. Apresentadora dos Programas O Amor Vencerá e Sorrindo pra Vida pela TV Canção Nova e autora do DVD de oração: Livrai-nos do Mal www.twitter.com/luziasantiago/ www.luziasantiago.com