Edição impressaConfira a última edição impressa

Variação de preços obriga consumidor a pequisar ainda mais antes de comprar

variação

Com a grande variação de preços, antes de comprar é necessário buscar melhores ofertas.

Infelizmente o Brasil vive um momento difícil para o consumidor. Com tanta variação de preços em diferentes segmentos de mercado, como vestiário, eletrônicos, combústivel, medicamentos, despesas pessoais, habitação, transportes, entre outros, o brasileiro se vê obrigado a pesquisar antes de comprar. Isso requer tempo, esforço e muita atenção, pois em tempos de crise qualquer economia é muito bem-vinda.

Basta entrar em uma agência de notícia pela internet, ver telejornais ou ler jornais e revistas, para ver o quanto os preços estão variando. Os consumidores já perceberam que não dá mais para comprar por impulso, é necessário avaliar melhor antes. Um dos itens que mais são necessários e mais geram dúvidas quanto a valores é na área de alimentação, para evitar gastar muito já foi detectado até um comportamento de troca de estabelecimentos comerciais, como grandes mercados por “atacadões”, que vendem em quantidade e por preço de atacado. Outro comportamento que tem se tornado comum é a troca do produto necessitado por outro mais barato, como a carne de boi pela de frango ou por tipo de pão, como o francês pelo de forma e assim por diante.

Como já dizia o velho ditado português “cautela, água benta e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”, o momento realmente pede muito cuidado com os gastos. As pesquisas comprovam uma grande variação de preço entre um estabelecimento e outro, e se a ideia é não trocar o tipo de produto necessitado, o melhor mesmo é pesquisar, pois nem tudo pode ser comprado por preço de atacado. Felizmente, para este trabalho, não é mais necessário grandes caminhadas ou deslocamentos, a internet e os celulares são grandes aliados e facilitam na hora de comprar por preços melhores. Há aplicativos que funcionam de forma totalmente gratuita, como é o caso do Dica de Preço. “O intuito é ajudar as pessoas a trocarem informações sobre preços para que elas mesmas consigam otimizar suas compras, o que é extremamente necessário nestes tempos de crise”, afirma Leonídio de Oliveira Filho, empresário e criador do Dica de Preço. Assim é possível comparar o mesmo produto em distintos locais, escolhendo sempre pelo melhor preço.

Jornalista Responsável: Euracy Campos

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.