Edição impressaConfira a última edição impressa

Wilson Roberto Pereira de Ouro Fino recebe “Medalha Desembargador Hélio Costa”

O Doutor em Agronomia, coordenador geral de produção e desenvolvimento no Instituto Federal Sul de Minas – Campus Inconfidentes e atual tesoureiro do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Inconfidentes (CONSEPI), Wilson Roberto Pereira, recebeu, no dia 15 de dezembro, a “Medalha Desembargador Hélio Costa”, outorgada pela direção do Foro da Comarca de Ouro Fino, através da escolha unânime feita por uma comissão. A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Tribunal do Júri no Fórum de Ouro Fino e contou com a presença de autoridades, servidores do Fórum, familiares e amigos do homenageado. A mesa de honra foi formada pelo MM. Juiz Diretor do Foro, Dr. João Cláudio Teodoro, Promotor de Justiça titular, Dr. Mário Corrêa da Silva Filho e pelo homenageado.

A Medalha Desembargador Hélio Costa tem por objetivo condecorar, a cada dois anos, pessoas que prestam relevantes serviços ao Poder Judiciário local. O agraciado é escolhido entre aqueles que, possuidores de conduta ilibada, mais se destacarem na contribuição para a realização da justiça no âmbito de cada comarca.

Durante a cerimônia, o homenageado Wilson declarou que receber a comenda é, além de uma grande honra, uma responsabilidade para continuar prestando serviços de relevante valor para a sociedade com retidão e presteza, como voluntário, através do CONSEPI, cuja entidade possui forte ligação com o Poder Judiciário local, no sentido de concretizar diversas ações que muitas vezes não são divulgadas, para preservar a identidade de pessoas (como é o caso dos exames de DNA custeados pelo CONSEPI, em processos de investigação de paternidade, por exemplo) e também para que o trabalho social da entidade não ganhe conotação midiática ou política.  “Quero agradecer, de forma particular, o Dr. João Cláudio Teodoro pela indicação e aos demais membros da comissão pela concordância unânime, agradecer à minha família, que sempre me apoiou e agradecer a todos pela presença e dizer que esta Medalha tem um significado muito importante pra mim, como reconhecimento de um trabalho que fazemos com dedicação e respeito, sem a menor intenção de nos favorecer. Quero aproveitar e compartilhar esta medalha com o meu amigo Graminha que, hoje, é o atual presidente do CONSEPI, que continua realizando os trabalhos com o mesmo empenho e responsabilidade. Por fim, quero agradecer o Dr. Mário, que realiza um trabalho excepcional na Comarca, zelando não só pelo CONSEPI, mas por todas as entidades assistenciais da Comarca, sobretudo aquelas que cuidam de crianças e jovens, mostrando sua preocupação com o futuro de uma geração”.

Este ano, a comissão que escolheu o homenageado foi formada pelo MM. Juiz Diretor do Foro da Comarca de Ouro Fino, Dr. João Cláudio Teodoro, Promotor de Justiça titular da Comarca, Dr. Mário Corrêa da Silva Filho, presidente da OAB subseção de Ouro Fino, Silvana Prado Souza Garcia, prefeito de Ouro Fino, Luiz Carlos Maciel, representado pelo seu assessor de gabinete, prefeita de Inconfidentes, Rosângela Maria Dantas e pelo presidente da Câmara Municipal de Inconfidentes, José Aparecido Tavares da Silva. 

 
Agraciado

Filho de José Vicente Pereira e Ana Amâncio Pereira, o professor Doutor Wilson Roberto Pereira nasceu em 02 de Agosto de 1958, na cidade de Tocos do Moji – MG; cursou o primário naquela localidade na escola José Tomaz Cantuária, vindo em seguida para Inconfidentes no ano de 1970, onde fez o curso ginasial até 1974, e o segundo grau em técnico agrícola em 1977 na Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho; em 1988 tomou posse como servidor público federal na Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes (hoje Instituto Federal).

Em 1992 concluiu a licenciatura plena em pedagogia (Faculdades ASMEC – Ouro Fino – MG), cursou pós-gradução latu sensu e strictu-sensu (Doutorado em Agronomia / Fitotecnia, pela Universidade Federal de Lavras). Atualmente, conclui o Pós Doutorado na mesma área, na mesma Universidade.  

Wilson foi vereador na legislatura 2000-2004; de2006 a2010 atuou como professor no curso superior de gestão ambiental nas faculdades ASMEC e, atualmente, ocupa o cargo de coordenador geral de produção e desenvolvimento no Instituto Federal Sul de Minas – Campus Inconfidentes.

No CONSEPI (Conselho Comunitário de Segurança Pública de Inconfidentes), participou ativamente da fundação e estruturação, entre os anos de2000 a2002; foi presidente da instituição até 2009, ocupando hoje a função de tesoureiro na Diretoria. 
Patrono da Medalha
A condecoração recebe o nome do ex-presidente do TJMG e ex-corregedor-geral de Justiça, desembargador Hélio Costa. Nascido em 22 de fevereiro de 1914, na cidade mineira de Sabará, Hélio Costa graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 1940, ingressou na magistratura mineira e, em 14 de março de 1964, foi promovido a desembargador. Foi, ainda, corregedor-geral de Justiça e presidente do TJMG, além de ocupar diversos cargos de destaque na carreira jurídica. Exerceu também o magistério na Pontifícia Universidade Católica e na UFMG. Aposentou-se no Tribunal de Justiça em 1984. Recentemente, era superintendente da Memória do Judiciário Mineiro. Seu falecimento se deu exatamente na madrugada deste dia 15 de dezembro de 2011. Hélio Costa era o pai do atual presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.